Atleta paralímpico Daniel Dias expande projeto em PG
A segunda unidade do projeto está localizada no Centro de Convivência do Idoso (Cecon), no bairro Nova Rússia e contará com 40 crianças e adolescentes
Publicado: 13/10/2025, 18:17

O novo núcleo do projeto Nadando com Daniel Dias foi inaugurado nesta segunda-feira (13). O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e o Instituto Daniel Dias (IDD).
A segunda unidade do projeto está localizada no Centro de Convivência do Idoso (Cecon), no bairro Nova Rússia e contará com 40 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, que participam das atividades realizadas no CECON Nova Rússia, de terça a sexta-feira, das 7h às 9h e das 16h às 18h.
Daniel Dias, idealizador do projeto e atleta paralímpico multimedalhista, esteve presente nos estúdios do Grupo aRede para compartilhar detalhes sobre sua trajetória e a decisão da expansão do projeto em Ponta Grossa. "Estamos atendendo 40 crianças e ampliamos agora por justamente ver que a cidade apoia esta iniciativa. Agora, duplicamos este número, somamos 80 famílias participando do projeto. Queremos continuar e seguir trazendo boas notícias para Ponta Grossa", conta.
INSPIRAÇÃO - Dias entende seu papel como referência para outras pessoas que acompanham ou praticam um esporte. Para ele, as medalhas não significam somente as conquistas e vitórias na natação, mas também são um modo de colocá-lo a frente de projetos que inspiram outras pessoas, como o Nadando com Daniel Dias. "É uma grande alegria e responsabilidade poder representar as pessoas com deficiência. Poder trazer um projeto como este, usando o esporte como ferramenta, me faz muito feliz. Não é só sobre as medalhas: é o valor que o esporte nos ensina, e por meio deste projeto, levamos a transformação por meio do esporte", diz Daniel.
O secretário Municipal de Esportes, Ede Pimentel, acompanhou Dias durante a agenda de inauguração do núcleo e contou à Redação que existem outras modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência em Ponta Grossa. "Temos diversas ações de paradesporto no ginásio Jamal, inclusive alunos do projeto Nadando com Daniel Dias que também estão em outras atividades. Taekwondo, balé, judô, golball, entre outras. Lembro também que este ano participamos de uma competição de paradesporto em Foz do Iguaçu, com uma delegação de 100 pessoas. É uma experiência muito legal que vivemos neste momento em Ponta Grossa", conta o secretário.
Com esta expansão, o projeto passa a atender 80 famílias, com previsão para novas expansões, como foi dito e esperado por Dias. O local já está em funcionamento e conforme informações da Secretaria Municipal de Esportes, as aulas do projeto são coordenadas por Ricardo Júnior Cardoso e ministradas pelos professores Cristiane Fenilli, Camila de Oliveira Scheifer e Jhon Gutiérrez de Paula Freires.