Segundo técnico mais longevo do Brasil, Jorge Castilho deixa o comando do Maringá
A saída de Castilho ocorre diante de um longo jejum de 11 jogos sem vencer pelo Maringá. A última vez que o time ganhou foi no dia 3 de maio
Publicado: 31/07/2025, 21:51

Jorge Castilho não é mais o técnico do Maringá. O anúncio foi feito pelo clube na tarde desta quinta-feira. Ele estava no clube desde 2020, sendo treinador de forma efetiva desde abril de 2021 – era o segundo mais longevo no cargo no Brasil, atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras.
A saída de Castilho ocorre diante de um longo jejum de 11 jogos sem vencer pelo Maringá. A última vez que o time ganhou foi no dia 3 de maio, no 3 a 2 sobre o Confiança, pela quarta rodada da Série C. Desde então, o Dogão foi eliminado pelo Atlético-MG na Copa do Brasil e somou seis empates e quatro derrotas no Brasileiro.
O Maringá vem de dois empates seguidos, ambos fora de casa, contra o ABC e, por último, contra o Tombense, na segunda-feira. O time é o 13º na Série C, com 16 pontos, dois acima da zona de rebaixamento e quatro abaixo do G8. Faltam cinco rodadas para o fim da primeira fase.
Jorge Castilho deixa o Maringá com 148 jogos disputados, somando 70 vitórias, 44 empates e 34 derrotas, com um aproveitamento de 57%. Ele marcou o nome no período mais vitorioso da história do Maringá, com o acesso à Série C do Brasileiro e disputando três finais do Paranaense nos últimos quatro anos.
Castilho foi contratado pelo Maringá em 2020 como auxiliar técnico, na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Ele assumiu o time principal ainda naquele ano, de forma interina, e conquistou o acesso à elite do estadual.
Em 2021, voltou a ser auxiliar, mas depois, durante o Paranaense, assumiu de forma definitiva, na quarta rodada, como treinador. Desde então, só deixou o cargo em 2022, quando foi "emprestado" ao Ipatinga, já que não havia calendário para o segundo semestre - mesmo assim, se manteve vinculado ao Maringá.
Com Jorge Castiho, o Maringá foi vice-campeão estadual em 2022, 2024 e 2025, contra Coritiba, Athletico e Operário-PR, respectivamente. Também levou o Dogão ao acesso da Série D para a Série C do Brasileiro, em 2024, além de avançar à terceira fase da Copa do Brasil em 2023 e agora, em 2025, com vitórias marcantes como a sobre o Flamengo.
Confira a nota de despedida publica nas redes sociais do clube:
No anúncio, o Maringá agradeceu "profundamente pelos anos de dedicação, competência e profissionalismo, e deseja ao treinador sucesso em seus próximos desafios". Além disso, o clube reconheceu "que este ciclo se encerra neste momento, mas as portas do clube estarão sempre abertas para quem fez tanto pela nossa história".
Por fim, o Maringá informou que trabalha na contratação de um novo treinador para a sequência da Série C.
CALENDÁRIO - O Maringá tem pela frente o Floresta, atual oitavo colocado, no domingo, às 16h30, no Willie Davids, pela 15ª rodada da Série C.
Com informações: GE.