Elizabeth destaca Hospital Dia, indústria e asfalto em sabatina
O Grupo aRede iniciou a rodada de sabatinas com as candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa, nesta segunda-feira (21)
Publicado: 21/10/2024, 12:33
O Grupo aRede iniciou nesta segunda-feira (21), a rodada de sabatinas com as candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa, que estão disputando o segundo turno das eleições municipais. A primeira candidata a participar foi a Elizabeth Schmidt, do partido União Brasil.
ASFALTO - Em relação à quantidade de asfalto entregue pela atual prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth afirmou que foi instigada, naquela época, pelo governador Ratinho Júnior, a dizer que iríamos fazer 100% de asfalto. "Continuam faltando somente 5% da nossa cidade para ser concluída. Isso se deu, inclusive, motivado por dois anos que ficamos engessados sem poder fazer. Nós começamos a fazer o asfalto mesmo em 2023, 2024, e não vou parar até dia 31 de dezembro".
Questionada sobre a proposta da candidata Mabel canto (PSDB), de realizar 400 quilômetros de asfalto, sendo 100 km por ano de gestão, Elizabeth disse que "talvez a candidata não saiba que não faltam 400 quilômetros para serem feitos na nossa cidade". Ela finalizou ressaltando que irá terminar os 5% de asfalto e, para o ano que vem, pretende alcançar a zona rural, como Guaragi, Uvaia e Itaiacoca.
Sobre a pavimentação na estrada na região da Represa de Alagados, a prefeita relatou que o prazo com a empreiteira já venceu. "Eu conversei com a empresa, dizendo que íamos rescindir o contrato e fazer um novo processo licitatório". Elizabeth contou que, em conversa com a empreiteira, foi destacado que durante o prazo que havia sido determinado, tiveram 70 dias de chuvas. "Dessa forma, eles pediram a prorrogação do prazo e eu autorizei por mais 70 dias. Eles já reiniciaram as obras. Se em até 70 dias, a coisa não estiver andando, nós vamos rescindir o contrato".
Quando questionada a respeito das melhorias que esta pavimentação permite, a candidata contou que acredita que todo e qualquer acesso de mobilidade entre a zona urbana e a rural, é maravilhoso. "Porque sempre é bom para todas as pessoas que vão para lá. Existem condomínios e chácaras, o próprio Alagados tem a parte turística importante, mas também existe o setor produtivo, que precisa escoar a sua safra, os seus produtos".
VIAS PÚBLICAS - Em relação à dificuldade de tráfego na região do núcleo San Martín e dos bairros Costa Rica 1 e 2, Elizabeth comentou que já está verificando a possibilidade de duplicar o túnel. "Porém, a empresa está em fim de contrato, de concessão e eu não sei se seria algo rápido. Mas nós temos um acesso muito especial". Sobre o bairro Costa Rica, a candidata afirmou ser um dos gargalos da nossa cidade, mas possui uma solução encaminhada. "Nós já começamos a duplicação da rua Valério Ronchi, que sai da esquina da Secretaria Municipal da Educação e da Rotatória do Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)".
FERROVIAS - Elizabeth destacou que a cidade possui grandes entraves e problemas sérios, por ser encrustada em meio a muitas montanhas, muitos rios e linhas férreas, porém, também são um chamariz para o desenvolvimento econômico do município. "A Rumo já eliminou muitos espaços que passavam pelo meio da cidade, por exemplo, o Parque Linear. Eu estive na Rumo, para pedir a liberação da área, para dar continuidade até a Unicesumar, para a gente poder fazer uma ligação, mas ainda não conseguimos a liberação". Por fim, a candidata conta que o próprio Parque Linear é irregular, pois na época foi feito sem autorização da Rumo.
PROPOSTA - Sobre o seu plano de governo, Elizabeth ressaltou que está apresentando propostas inteligentes, inovadoras, realistas e que visam cada vez mais o progresso e a melhoria de todos os serviços do município. "Eu sou muito experiente. Eu fui empresária, eu administrei a minha empresa, eu fui professora, eu fui secretária de cultura, de administração, de recursos humanos, de turismo. Eu já fui vice-prefeita, estou prefeita e eu sei exatamente o que fazer e como fazer", destacou.
A candidata relatou que tem um compromisso com o eleitor de sempre dizer a verdade. "Porque, afinal, a minha coligação tem um nome, eu e o pastor Moisés, a força da verdade. E foi com essa força da verdade que conseguimos chegar ao segundo turno". Elizabeth ainda relembrou que assinou um termo de compromisso no primeiro turno, de combate à desinformação e às fake news. "A população viu que eu tenho seriedade, que eu tenho compromisso. Eu não falo mal de ninguém, só defendo através da justiça. E, no segundo turno, nós fomos chamados ao Fórum Eleitoral, com dois juízes e dois promotores para assinarmos o compromisso de um pacto".
APOIO - Em relação às parabenizações após o resultado do primeiro turno, Elizabeth afirmou que vários secretários do Estado e deputados telefonaram para ela. "O governador mesmo, não me ligou. Quem estava naquele dia, em exercício, era o Darci Piana. Mas tenho projetos de asfalto, visitarei o governador e pedirei mais de 50 milhões para terminarmos os asfaltos em Ponta Grossa". A candidata disse acreditar que o governador sabe da importância da cidade, sendo muito populosa.
HOSPITAL DIA - A atual prefeita destacou que recebeu o apoio da deputada Márcia Huçulak (PSD), a qual irá ajudar a solucionar o problema da saúde na cidade. "Eu não fechei o Hospital Municipal Doutor Amadeu Puppi, eu passei a responsabilidade para o Governo do Estado. O reitor, inclusive, já me confessou que eles estão preparando para transformarem o Ambulatório Amadeu Puppi no Hospital Dia, que é o que nós tanto queremos".
Conforme Elizabeth, no Hospital Dia serão realizadas cirurgias eletivas, visando diminuir as filas que foram crescendo por conta da pandemia e, em seguida, pela epidemia. "O reitor também contou que já no mês de novembro, eles estarão realizando mutirões de cirurgias ortopédicas. Então, tem filas que são nossas, nas nossas Unidades Básicas de Saúde, onde estamos fazendo mutirões".
INDÚSTRIA - A prefeita informou que, até o final de setembro, Ponta Grossa deve receber R$ 6 bilhões de investimentos privados. Ao todo, serão cinco empresas de diferentes ramos, como logística e transporte, além de duas indústrias, que deverão gerar aproximadamente cinco mil empregos. Os terrenos onde as empresas devem se instalar são privados.
Alguns dos empreendimentos que devem ser anunciados são de multinacionais americanas e chinesas. Uma das empresas, segundo Elizabeth, fará investimentos de R$ 4 bilhões. A prefeita aponta a localização de Ponta Grossa como um dos grandes atrativos para a instalação de novas empresas. "Ninguém mais segura Ponta Grossa".
Uma das marcas nacionais que está em instalação no município é a Cargo Polo. A empresa trará uma transportadora com 500 caminhões, podendo construir um espaço de logística que irá receber toda a produção da Heineken, se consolidando como um centro de distribuição, segundo Elizabeth.
ATAQUES - Ao ser questionada sobre ataques de sua adversária, através de propagandas eleitorais, Elizabeth disse que ficou surpresa desde o primeiro dia. "É um comportamento natural para quem vai perder, porque as pesquisas estão muito boas e aí não tem o que fazer, a não ser atacar". A candidata diz lamentar a atitude, principalmente após terem assinado um termo de compromisso, de que haveria paz nas eleições. "Eu comecei a ser atacada na televisão e no rádio todos os dias. Isso me surpreende, porque eu assinei o compromisso e tenho palavra. Estou apresentando propostas, não falei mal de ninguém.
Elizabeth completou dizendo que a população está vendo que ela está com a verdade e com o pé no chão. "Quando eu falo é porque eu posso fazer e nunca prometi algo que não poderia cumprir. A única coisa que está faltando é justamente o 5% de asfalto".
Confira a sabatina aqui:
Sob supervisão de Mário Martins