Justiça orienta eleitores e destaca importância do pleito municipal | aRede
PUBLICIDADE

Justiça orienta eleitores e destaca importância do pleito municipal

Mais de 148 milhões de eleitores em todo o Brasil devem comparecer às urnas neste domingo para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

Os resultados podem ser acompanhados em tempo real pelo aplicativo “Resultados” ou pelo “Boletim na Mão”, que permite a leitura dos boletins impressos nas Seções Eleitorais
Os resultados podem ser acompanhados em tempo real pelo aplicativo “Resultados” ou pelo “Boletim na Mão”, que permite a leitura dos boletins impressos nas Seções Eleitorais -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Neste domingo, (06), eleitoras e eleitores de todo o Brasil estão convocados a participar do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, quando serão escolhidos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A votação ocorrerá das 8h às 17h e, para garantir um processo eleitoral seguro e transparente, foram estabelecidas diversas normas e orientações que devem ser seguidas tanto pelos eleitores quanto pelos envolvidos no pleito.

Um dos pontos principais é a regularidade do cadastro eleitoral. Eleitores que não realizaram o registro biométrico poderão votar normalmente, desde que tenham a inscrição regularizada junto à Justiça Eleitoral. A situação cadastral pode ser verificada pelo Autoatendimento Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título, disponível para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. O e-Título também pode ser utilizado para apresentar informações eleitorais e, em alguns casos, substituir documentos físicos na hora da votação, desde que o eleitor já tenha realizado a biometria.

Em caso de dúvidas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza atendimento pelo Disque-Eleitor, através do número 0800 640 8400, no sábado (5), das 8h às 17h, e no domingo (6), das 7h às 17h. Além disso, é possível buscar orientações pelo WhatsApp (41) 3330-8500.

Nos dias de votação, não será possível baixar o e-Título. Portanto, a recomendação é atualizar o aplicativo com antecedência para evitar problemas de conexão e garantir o acesso às informações. No domingo, as pessoas que têm preferência de voto são os candidatos, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e policiais em serviço. Idosos (acima de 60 anos), pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, lactantes e doadoras de sangue também têm prioridade.

No caso dos mesários, o TSE disponibiliza o aplicativo Mesário, que contém informações e materiais explicativos sobre o fluxo de votação e as atribuições de cada um durante o dia das eleições. 

É importante lembrar que o eleitor deve comparecer sozinho à Seção Eleitoral, com exceção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que podem ser acompanhadas por alguém de confiança. 

Durante a votação, a manifestação silenciosa e individual é permitida, mas é proibido portar armas nas proximidades das Seções Eleitorais, a menos de 100 metros, salvo os integrantes das forças de segurança autorizados. Também são vedadas aglomerações de pessoas vestidas com roupas ou instrumentos de propaganda eleitoral. 

Os resultados podem ser acompanhados em tempo real pelo aplicativo “Resultados” ou pelo “Boletim na Mão”, que permite a leitura dos boletins impressos nas Seções Eleitorais. Se necessário, haverá segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores, como Ponta Grossa, Curitiba e Maringá.

APURAÇÃO - A previsão é de que os resultados das eleições municipais sejam divulgados até 40 minutos após o início da apuração das urnas. Como de costume, os trabalhos de contagem poderão ser acompanhados diretamente no Fórum Eleitoral por profissionais credenciados e representantes de partidos políticos, garantindo transparência no processo. Para as eleições ponta-grossenses, concorrem à prefeitura os candidatos: Aliel Machado (PV), Doutor Magno (NOVO), Elizabeth Schmidt (UNIÃO), Mabel Canto (PSDB) e Marcelo Rangel (PSD). Já na Câmara de Vereadores, concorrem 348 candidatos disputando 19 vagas. A agilidade na apuração e na divulgação dos resultados reforça a eficiência do sistema eleitoral brasileiro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE