Estudante de medicina é alvo de operação por vender canetas emagrecedoras | aRede
PUBLICIDADE

Estudante de medicina é alvo de operação por vender canetas emagrecedoras

Polícia alerta para possíveis adulterações e problemas no armazenamento das medicações

Medicamentos apreendidos pela Polícia Federal
Medicamentos apreendidos pela Polícia Federal -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Polícia Federal realizou a operação Esculápio, nesta quinta-feira (5), para combater a venda irregular de medicamentos para emagrecimento importados sem o devido registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A investigação começou a partir de uma notícia anônima sobre o comércio de remédios de uso controlado, sem a devida prescrição médica e sem a autorização da Anvisa. De acordo com a polícia, a suspeita é uma estudante de medicina no Paraguai que divulgaria os medicamentos conhecidos como ‘canetas emagrecedoras’, na internet.

A suposta conduta é considerada grave por expor a saúde pública à risco e pode acumular pena de 10 a 15 anos de prisão.

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, para aprofundar a coleta de elementos para a investigação. 

“Ressaltamos a importância de que a população esteja atenta aos riscos associados à aquisição de medicamentos por meios informais, especialmente por meio de redes sociais, sem prescrição médica e sem garantia de procedência. Produtos dessa natureza podem ser falsificados, armazenados de forma inadequada ou conter substâncias nocivas, acarretando sérios riscos à saúde”, diz a nota da PF. 

O nome da operação faz referência à figura mitológica associada à medicina e à cura, aludindo ao uso indevido de conhecimentos ligados à área da saúde para conferir aparente legitimidade à comercialização ilegal de medicamentos.

Informações: Banda B, parceira do Portal aRede

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right