Cartas escritas por alunos do PR serão entregues a líderes na COP 30 | aRede
PUBLICIDADE

Cartas escritas por alunos do PR serão entregues a líderes na COP 30

A bordo de um veleiro, mensagens de esperança e apelos pelo futuro do planeta partem da Escola Pedro Apóstolo rumo a Belém (PA), onde acontece a conferência do clima das Nações Unidas

De Curitiba para o mundo: cartas escritas por alunos serão entregues a líderes na COP 30
De Curitiba para o mundo: cartas escritas por alunos serão entregues a líderes na COP 30 -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em um tempo em que as mudanças climáticas desafiam o mundo, 90 alunos do Ensino Fundamental da Escola Pedro Apóstolo, em Curitiba, decidiram fazer algo concreto para inspirar transformações. Cada um deles escreveu, de próprio punho, uma carta com mensagens sobre a importância de cuidar do planeta, alerta sobre os impactos ambientais e sugestões para um futuro mais sustentável.

Essas 90 cartas agora iniciam uma jornada simbólica e poderosa: estão sendo levadas até Belém (PA), onde serão entregues a líderes mundiais durante a COP 30, conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que acontece de 10 a 21 de novembro. O objetivo é que as cartas sigam uma jornada limpa que percorrerá mais de 1.700 milhas náuticas — do Sul ao Norte do Brasil — levando, com as cartas, o olhar e a esperança de uma nova geração.

A missão começou no dia 7 de outubro, quando a pedagoga e diretora da escola, Carolina Paschoal, partiu de carro elétrico até a Marina de São Francisco do Sul (SC), acompanhada do diretor de meio ambiente do Porto de Paranaguá,  João Paulo Santana, da estudante do nono ano da escola, Marina Flor Scalzo e da CEO da Sítio Jaguatirica, Carla Simas, para compor a  tripulação do Veleiro Jeanne de São Francisco do Sul, sob a responsabilidade do comandante Karol Kowalski rumo ao Guarujá (SP), levando as cartas escritas pelos alunos. Lá, o material foi entregue ao comandante Gabriel Di Capitani que está a bordo do veleiro polar Endurance em uma expedição pela OceanPact, que conduzirá a expedição até Belém. A previsão de chegada será no dia 07 de novembro e a entrega das cartas será no dia 11 de novembro na Cop.

“Os alunos expressaram não apenas suas preocupações, mas também suas esperanças e soluções. Cada carta reflete a sensibilidade e o engajamento de crianças que já entendem a importância de agir agora”, destaca Carolina Paschoal, diretora e pedagoga da Escola Pedro Apóstolo.

A diretora, grande motivadora de toda essa jornada, também terá um papel fundamental na COP 30. Ela representará a instituição em Belém como uma das palestrantes do evento, falando sobre o papel da educação na construção de uma cultura de sustentabilidade. A palestra está marcada para o dia 11 de novembro na Green Zone – área do evento aberta ao público, que reúne atividades, debates e exposições, onde ela participará como a única representante da educação básica brasileira na programação da organização internacional RTCC, observadora oficial das convenções ambientais da ONU.

EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA - E essa jornada em torno da sustentabilidade começou em 2019, quando a Escola Pedro Apóstolo fez da educação ambiental um dos pilares de sua proposta pedagógica através do Projeto Mares Limpos da ONU, na qual tinha o propósito de repensar o uso do plástico na instituição. O compromisso com o meio ambiente está presente tanto nas salas de aula quanto nas atitudes diárias da comunidade escolar.

Entre as iniciativas, destacam-se o Programa Desconto Sustentável, que estimula hábitos conscientes por meio de abatimentos na mensalidade, o uso de energia 100% renovável, proveniente de usinas solares, a reciclagem dos livros didáticos utilizados pelos alunos, o recolhimento de óleo de cozinha para a conversão em biodiesel, a participação no projeto Tampinha Solidária, que converte tampas plásticas em recursos para instituições de acolhimento de idosos.

Além das iniciativas que envolvem a comunidade, o principal projeto da escola é ensinar e capacitar os estudantes através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em projetos de pesquisa escolhidos pelos grupos que resultam em pesquisas acadêmicas consistentes e  que principalmente promovem o desenvolvimento do senso crítico e a mudança de posicionamento relacionados aos impactos do ser humano no meio ambiente. 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right