‘Bolha de calor’ pode elevar termômetros a 44°C na América do Sul | aRede
PUBLICIDADE

‘Bolha de calor’ pode elevar termômetros a 44°C na América do Sul

Calor extremo será sentido nesta semana, principalmente na Argentina e Paraguai, mas efeitos também poderão ser sentidos no Brasil, onde cidades poderão registrar 40ºC, incluindo o Paraná

Termômetros poderão chegar aos 40° no Paraná
Termômetros poderão chegar aos 40° no Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma ‘bolha de calor’ vai se instalar na América do Sul e ganhará força nos próximos dias na região central do continente, com marcas extremas, podendo elevar os termômetros entre 43ºC e 44ºC. O alerta é da MetSul Meteorologia.

Conforme a MetSul, a bolha de calor estará sobre províncias do Norte e do Nordeste da Argentina e ainda sobre o Paraguai, áreas que devem ser as mais afetadas pelas temperaturas extremas na segunda metade desta semana. 

O Paraguai já sofre com calor excessivo, com máximas que atingiram durante a segunda (16) marcas de até 40ºC. Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alerta amarelo por temperaturas extremas.

O alerta do SMN por altas temperaturas compreende as províncias de Mendoza, Entre Ríos, Corrientes, Misiones, Santa Fe, Formosa, Chaco, Santiago del Estero e Salta, com desconforto térmico e aumento do risco associado ao calor intenso. 

De acordo com o órgão meteorológico argentino, trata-se de uma situação que pode provocar efeitos leves a moderados na saúde e ser considerada perigosa, sobretudo para grupos mais vulneráveis.

Os efeitos da bolha de calor devem ser sentidos em três regiões do Brasil, no caso o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste com as maiores máximas em cidades localizadas mais a Oeste. 

No Sul do Brasil, as maiores máximas nesta segunda metade da semana vão ocorrer no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, no Oeste de Santa Catarina, e no Oeste, Noroeste e o Norte do estado do Paraná com máximas em alguns municípios de 37ºC a 39ºC, mas que em algumas localidades podem ficar em torno dos 40ºC, incluindo municípios do Paraná.

O QUE É UMA BOLHA DE CALOR 

Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar. 

Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela. Esta bolha de calor atual vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

RESUMO DA NOTÍCIA

- Bolha de calor avança sobre a América do Sul: alerta da MetSul Meteorologia indica temperaturas entre 43ºC e 44ºC na Argentina e no Paraguai nos próximos dias.

- Argentina em alerta: o Serviço Meteorológico Nacional emitiu aviso para diversas províncias, com risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis.

- Reflexos no Brasil: calor intenso deve atingir Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com máximas de até 40ºC em áreas do Oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Com informações do MetSul

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right