Após chuvas intensas, Defesa Civil atende cidades do Paraná
Quatro municípios registraram ocorrências relacionadas às precipitações intensas entre a noite de sexta-feira e este sábado

As chuvas que atingiram o Paraná entre a noite de sexta-feira (13) e este sábado (14) castigaram algumas cidades do estado. Quatro municípios registraram ocorrências relacionadas às precipitações intensas. A Defesa Civil Estadual acompanha os registros.
Em Palmas, as chuvas causaram alagamentos e mobilizaram equipes locais da Defesa Civil. O Núcleo Regional da Defesa Civil Estadual foi mobilizado e está em campo neste sábado fazendo o acompanhamento e orientação. 75 casas foram atingidas e 6 pessoas tiveram que deixar suas casas. As equipes locais seguem atendendo as famílias afetadas, fazendo o levantamento das necessidades e ações de apoio, além de limpeza. As águas já baixaram no município.
Em Curitiba, houve registro de alagamentos. A situação foi atendida pelas equipes locais e já esta normalizada. Em São Miguel do Iguaçu, 15 residências foram afetadas por alagamentos. Apesar dos transtornos, a água recuou e os moradores ja retornaram às suas casas.
Em Campina Grande do Sul foram registradas inundações que afetaram 14 pessoas. Entre os atingidos, uma família precisou deixar temporariamente a residência, mas retornou após a redução do nível da água.
PREVISÃO
Conforme o boletim de Gestão de Riscos do Simepar e Defesa Civil Estadual, o final de semana será marcado por índices de instabilidade elevados em todo o estado, favorecendo a formação de tempestades com chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo localizado.
Para sábado (14), o boletim indica risco de tempestades pontualmente intensas e chuva forte ao longo do dia, com possibilidade de alagamentos e rajadas de vento. No domingo (15), o risco de temporais isolados e precipitação forte continua, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de novos alagamentos em áreas suscetíveis.
ALERTAS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para Ponta Grossa e cidades da região do Centro Ocidental Paranaense. O aviso, válido entre 14 de fevereiro de 2026, às 00h e 14 de fevereiro de 2026, às 00h, destaca riscos à população.
O monitoramento da Defesa Civil Estadual é realizado 24horas por dia e a estrutura do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres continua monitorando as condições para o envio de alertas em caso de em caso de condições mais severas.
Para receber os alertas da Defesa Civil é preciso efetuar um cadastro gratuito. Você deve enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. É também possível receber os alertas por WhatsApp. Para isso, é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com o número, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
RESUMO
Cidades Afetadas: Entre a noite de sexta (13) e este sábado (14), quatro municípios registraram ocorrências graves. Palmas foi a mais atingida, com 75 casas afetadas e alagamentos que mobilizaram a Defesa Civil Estadual. Em São Miguel do Iguaçu, 15 residências sofreram danos, enquanto Curitiba e Campina Grande do Sul registraram inundações pontuais.
Previsão de Risco: O Simepar e a Defesa Civil alertam que a instabilidade continuará elevada. Para este sábado (14) e domingo (15), há risco de tempestades severas, chuva forte em curto espaço de tempo, descargas elétricas, granizo e rajadas de vento em todo o estado.
Alertas em Ponta Grossa: O Inmet emitiu um alerta amarelo para Ponta Grossa e região, indicando perigo potencial. A Defesa Civil recomenda que a população se cadastre para receber alertas enviando o CEP por SMS para o número 40199 ou via WhatsApp pelo número (61) 2034-2611.
Com informações: AEN.




















