Cerca de 1,2 milhão de veículos devem seguir para o Litoral durante o feriado prolongado
A Autopista Litoral Sul prepara uma operação especial para garantir a segurança e o conforto dos usuários que irão viajar
Publicado: 17/11/2025, 18:30

O feriado prolongado da Consciência Negra (20) marca a última grande saída para as estradas antes das festas de fim de ano, e a Autopista Litoral Sul prepara uma operação especial para garantir a segurança e o conforto dos usuários que irão viajar. A expectativa é de que aproximadamente 1,2 milhão de veículos circulem entre os dias 19 e 23 de novembro pelos trechos administrados pela concessionária no Paraná (BR-116 Contorno Leste e BR-376) e em Santa Catarina (BR-101), e Contorno de Florianópolis. Cerca de 783 mil veículos devem circular no trecho de Santa Catarina, e 445 mil para o trecho do Paraná.
Com o aumento do fluxo, a concessionária reforça a importância da prudência no trânsito e da revisão preventiva dos veículos antes de seguir viagem, medidas essenciais para garantir um deslocamento mais tranquilo e seguro.
ATENDIMENTO - Para atender à alta demanda, a Arteris mobiliza reforços em todas as frentes de trabalho, com equipes e veículos extras conforme a necessidade, além de um robusto sistema de monitoramento por câmeras diretamente do Centro de Controle e Segurança Operacional.
As equipes de atendimento médico pré-hospitalar e socorro mecânico estarão de plantão 24 horas por dia, acompanhando toda a rodovia por meio de cerca de 260 câmeras, algumas equipadas com tecnologia de Inteligência Artificial. Os usuários contam, ainda, com bases de apoio e com um Ponto de Parada e Descanso exclusivo para caminhoneiros, localizado no km 220 da BR-101, em Palhoça (SC).
“Nos feriados prolongados, o aumento do fluxo nas rodovias exige ainda mais atenção dos motoristas. Por isso, reforçamos a importância de uma postura preventiva: revisar o veículo antes de sair, respeitar os limites de velocidade, manter distância segura, não usar celular ao volante e programar paradas para descansar. Em caso de chuva, reduzir a velocidade e dirigir com farol baixo é fundamental, assim como redobrar o cuidado em trechos de serra”, destaca Cesar Sass, diretor superintendente da concessionária.
Com informações: Arteris.





















