Lula recebe título de Doutor Honoris Causa em universidade da Malásia | aRede
PUBLICIDADE

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa em universidade da Malásia

Presidente Lula foi homenageado em uma cerimônia na Universidade Nacional da Malásia, neste sábado (25)

Presidente Lula recebendo o título de Doutor Honoris Causa na área de Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global
Presidente Lula recebendo o título de Doutor Honoris Causa na área de Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, neste sábado (25), o título de Doutor Honoris Causa na área de Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global, concedido pela Universidade Nacional da Malásia (UKM).

Na cerimônia de outorga, o titular do Executivo brasileiro fez um discurso focado em temas como desigualdade social, política internacional e meio ambiente. Em sua fala, petista cobrou a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e criticou a “brutalidade do genocídio em Gaza”.

“A juventude está indignada com o fato de que 673 milhões de seres humanos ainda dormem com fome todos os dias. E as comunidades universitárias, em todo o mundo, têm elevado suas vozes contra a brutalidade do genocídio em Gaza e contra a inércia moral, que impedem até hoje que o Estado Palestino seja criado”, disse o Lula.

Lula também fez críticas à aplicação de tarifas, a exemplo das impostas pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump, ao Brasil. O titular do Planalto defendeu que “tarifas não são mecanismos de coerção”, e destacou o papel do Brics como “ator fundamental na luta por um mundo multipolar, menos assimétrico e mais pacífico”.

“Nações que não se dobraram ao colonialismo e à dicotomia da Guerra Fria não se intimidarão diante de ameaças irresponsáveis”, frisou o petista.

A declaração ocorre às vésperas de um possível encontro entre os líderes durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, na Malásia.

A reunião ainda não foi oficialmente confirmada pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, mas está prevista para ocorrer neste domingo (26).

Trump embarcou para a Malásia neste sábado e sinalizou que pode reduzir as tarifas aplicadas a produtos brasileiros sob “circunstâncias corretas”.

Com informações: Portal Metrópoles. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right