Cerveja paranaense é eleita melhor do Brasil e reforça potencial da indústria | aRede
PUBLICIDADE

Cerveja paranaense é eleita melhor do Brasil e reforça potencial da indústria

Conquista foi anunciada na etapa nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva)

Lata da cerveja Yellow Bird Brewery
Lata da cerveja Yellow Bird Brewery -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Frutopia, cerveja artesanal produzida no Paraná, foi eleita a melhor do Brasil em 2025. O rótulo de estilo sour, feito com polpa de amora e morango, é resultado de uma parceria entre a Yellow Bird Brewery, de Pinhais, e a Hespanha Brewery, de Paranaguá. A conquista foi anunciada na etapa nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), na noite desta quinta-feira (23).

O prêmio Best of Show, principal reconhecimento da competição, colocou o Paraná no topo entre 823 rótulos avaliados por cerca de 100 jurados de todo o país. A edição reuniu representantes de 22 estados e do Distrito Federal, o que consolida o Estado como destaque nacional no segmento de cervejas artesanais.

O resultado reforça a vocação do Paraná para a produção de cervejas de qualidade. Segundo o Anuário da Cerveja 2025, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Estado tem 175 cervejarias registradas, o que o coloca entre os maiores polos cervejeiros do Brasil, com uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

O fortalecimento desse mercado resulta de políticas de incentivo e de um ambiente favorável aos investimentos. Entre 2020 e 2024, a indústria cervejeira investiu cerca de R$ 5 bilhões no Paraná, com apoio do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado, o Paraná Competitivo.

Um dos marcos desse processo foi a inauguração da Maltaria Campos Gerais, em 2024, com capacidade para produzir 280 mil toneladas de malte por ano, insumo essencial para a fabricação da bebida. Além de reduzir custos e a dependência de importações, o empreendimento consolidou o Estado como o maior produtor de malte e cevada do Brasil.

ROTA DA CERVEJA – O setor cervejeiro também movimenta o turismo e a economia criativa. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, foi lançada em 2024 a Rota Cervejeira de Curitiba, iniciativa da Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva) que reúne mais de 20 bares, pubs e cervejarias em 17 bairros da Capital.

A Região Metropolitana se destaca com a Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, que conta atualmente com sete empreendimentos e se consolidou como uma das principais atrações turísticas do município.

Nos Campos Gerais, a Heineken inaugurou em 2024 a experiência Inside the Star, passeio guiado pela unidade de Ponta Grossa que apresenta as etapas de produção da cerveja e reforça o turismo industrial no Estado.

Com informações de: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right