Criança morre por febre maculosa no interior de São Paulo; saiba quais são os sintomas
Morte ocorreu em julho, e a causa foi confirmada nesta quinta-feira (28); prefeitura investiga o local de infecção
Publicado: 29/08/2025, 17:53

Uma criança morreu por febre maculosa em Piracicaba em julho, segundo confirmação da Secretaria de Saúde do município nesta quinta-feira (28). Esse é o segundo caso de morte pela doença em 2025 na cidade. O primeiro ocorreu em junho.
A idade da criança não foi divulgada, mas a secretaria disse que seria entre 1 e 9 anos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba iniciou a investigação para identificar o local provável de infecção da criança.
Em 2023, Piracicaba registrou cinco casos de febre maculosa, com duas mortes confirmadas. Em 2024, não houve casos confirmados da doença. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii e pode levar à morte se não tratada adequadamente.
A Secretaria de Saúde de Piracicaba alertou, por meio de nota, para os riscos da doença, principalmente entre junho e novembro, período de maior incidência.
Locais como as margens do rio Piracicaba, do ribeirão Piracicamirim, lagoa do Santa Rita, Parque da Rua do Porto e margem do rio Corumbataí são considerados áreas de maior risco e contam com placas de alerta sobre a presença do carrapato.
A pasta reforça ainda que “as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas a sinais de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença”.
O que é febre maculosa?
É uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela.
Como prevenir
Usar roupas claras, de mangas compridas, calças e botas em áreas arborizadas;
Evitar caminhar em vegetação alta ou grama;
Verificar e remover carrapatos do próprio corpo e de animais domésticos;
Remover o carrapato com uma pinça, puxando com cuidado, sem esmagá-lo, e higienizar o local da picada;
Lavar roupas usadas em água quente para eliminar carrapatos.
Quais são os sintomas?
Febre alta, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico precoce é difícil porque os sintomas iniciais podem se confundir com outras doenças. É fundamental informar ao médico se esteve em áreas com risco de carrapatos, como matas, fazendas ou trilhas.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com antibióticos específicos e deve começar nas primeiras 48 a 72 horas após o aparecimento dos sintomas, mesmo que o diagnóstico não esteja confirmado. Tratamento tardio pode causar complicações graves e levar à morte.
Com informações de Banda B, parceira do Portal aRede.