Lula diz que Eduardo Bolsonaro trocou a bandeira do Brasil pela dos EUA
Presidente acusou deputado de prejudicar o país para beneficiar o pai e disse que vai resgatar bandeira nacional
Publicado: 03/08/2025, 16:42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste domingo (3) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de prejudicar a economia brasileira ao apoiar medidas alinhadas aos Estados Unidos com o objetivo de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Lula, o parlamentar “abraçava a bandeira nacional e agora abraça bandeira dos EUA”. O presidente afirmou ainda que Eduardo “largou o cargo de deputado para ‘lamber as botas do Trump’”.
A fala ocorreu durante a cerimônia de posse do novo presidente do PT, Edinho Silva, e do diretório nacional do partido. O petista afirmou que, hoje, setores da oposição os “tratam como inimigos” e reforçou que irá “resgatar a bandeira nacional”.
“Não é possível que fascista e nazista use as cores nacionais”, disse. Também comentou as relações com os Estados Unidos. Disse que o país precisa negociar com o Brasil em igualdade de condições e que o governo brasileiro não abrirá mão de seus interesses, como a criação de uma moeda alternativa ao dólar para negociações com outros países.
“Eu não vou abrir mão de construir uma moeda alternativa para negociar com outros países. Agora, nós queremos negociar igualdade de condições. [...] Nós também temos que ser respeitados. Não somos uma republiqueta. Colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável”, disse.
Com informações: CNN.