Astrônomos descobrem planeta gigante invisível 35 vezes mais massivo que a Terra | aRede
PUBLICIDADE

Astrônomos descobrem planeta gigante invisível 35 vezes mais massivo que a Terra

Descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Princeton a partir da combinação de duas técnicas

Planeta orbita sua estrela em aproximadamente 355 dias
Planeta orbita sua estrela em aproximadamente 355 dias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em um dos avanços mais surpreendentes da astronomia recente, foi identificada uma nova exoplaneta denominado Kepler‑139f, que tem cerca de 35 vezes a massa da Terra, posicionando-se entre um gigante gasoso e superterras rochosas já conhecidas.

Essa descoberta, apresentada no Astrophysical Journal Letters, instala-se como prova de que alguns mundos permanecem invisíveis aos métodos convencionais de detecção. O exoplaneta Kepler-139f passou despercebido justamente por não cruzar em frente à estrela Kepler visto da Terra. Ou seja, não produz trânsito óptico.

Para ultrapassar essa limitação, uma equipe liderada por Caleb Lammers da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, combinou duas técnicas complementares: as variações nos tempos de trânsito (TTV) e as medições de velocidade radial (RV).

Segundo os pesquisadores, o planeta orbita sua estrela em aproximadamente 355 dias, com uma massa estimada em 36 ± 10 vezes a do nosso planeta.

Sua descoberta ajudou também a resolver um enigma anterior: Kepler‑139c havia sido classificado com densidade anormalmente alta, mas descobriu-se que parte dessa influência gravitacional pertencia ao novo corpo identificado, ajustando os dados para um valor mais coerente com um sub‑Neptuno.

Confira a matéria completa em ND+

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right