A montanha no Azerbaijão está em chamas há mais de 4 mil anos; entenda
Independente da presença de chuva, ventou ou neve, a chama nunca se apaga
Publicado: 19/05/2025, 14:27

A montanha do fogo eterno que está em chamas há mais de 4 mil anos está localizada na região de Cáucaso, uma região montanhosa entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Independente da presença de chuva, ventou ou neve, a chama nunca se apaga.
A explicação científica para este fato ocorrer, encontra-se no subsolo, onde há uma imensa reserva de gás natural que está a 8km de profundidade que alimenta as chamas.
Para os povos mais antigos, o fenômeno da natureza era considerado algo divino e diversos viajantes consideravam um verdadeiro milagre e presença de Deus.
A saudação ao fogo, impulsionou o surgimento e o ganho de popularidade do zoroastrismo, que é a religião que associa o fogo com a conexão entre o ser humano e o divino.
A força desse movimento religioso originou a construção de diversos templos como o Ateshgah, em Baku, no Azerbaijão. Essa prática religiosa ainda sobrevive no Irã e em partes da Índia, e são justamente os indianos quem mais visitam Yanar Dag.
A beleza da montanha emociona até mesmo quem não segue o zoroastrismo pela demonstração de força e resistência da natureza.
Com informações do TnOnline, parceiro do Portal aRede