Papa Leão XIV pede fim das guerras da Ucrânia e Gaza
Pontífice ainda defendeu uma paz genuína, justa e duradoura
Publicado: 11/05/2025, 18:03

Em seu primeiro pronunciamento dominical na sacada da Basílica de São Pedro, neste domingo (11), o papa Leão XIV fez um apelo direto às "grandes potências do mundo" pelo fim das guerras, com destaque para os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. A fala ocorreu após a oração do "Regina Caeli", diante de uma multidão reunida na Praça de São Pedro.
“Diante do atual cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial em pedaços, como reiteradamente afirmou o papa Francisco, também faço este apelo: nunca mais guerra!”, declarou o pontífice.
O papa afirmou carregar "no coração o sofrimento do amado povo ucraniano" e defendeu "uma paz genuína, justa e duradoura", além da libertação de prisioneiros e do retorno de crianças separadas de suas famílias.
Sobre a crise em Gaza, demonstrou profunda tristeza e pediu o fim imediato das hostilidades, a liberação dos reféns e o envio urgente de ajuda humanitária à população civil.
Leão XIV também comentou o anúncio recente de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, destacando sua esperança de que "um acordo duradouro possa ser alcançado rapidamente por meio das negociações".
Confira a matéria completa em Terra