Polícia do Rio impede ataque a bomba em show de Lady Gaga
Investigação apurou que envolvidos recrutavam participantes para promover ataques com explosivos improvisados e coquetéis molotov
Publicado: 04/05/2025, 09:53

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, neste domingo (4), que frustrou um plano de ataque com explosivos improvisados e coquetéis molotov durante o show da cantora Lady Gaga, realizado na noite de sábado (3) na praia de Copacabana. O evento reuniu um público recorde estimado em 2,1 milhões de pessoas.
Segundo as investigações, o grupo criminoso articulava o atentado por meio de plataformas digitais, onde também recrutava novos participantes, incluindo adolescentes. A ação era tratada pelos envolvidos como um "desafio coletivo", com o objetivo de atingir crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+. Ainda de acordo com a polícia, a motivação seria obter visibilidade nas redes sociais.
A operação Fake Monster, deflagrada para conter o plano, resultou na prisão de um homem, apontado como líder do grupo, no Rio Grande do Sul, por porte ilegal de arma de fogo. Um adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro por armazenar material de pornografia infantil.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra nove alvos em diversas cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé (RJ); Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista (SP); São Sebastião do Caí (RS); e Campo Novo do Parecis (MT).
A operação foi conduzida em conjunto com o Ministério da Justiça e contou com o alerta da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte).
Com informações de UOL