EUA fecham embaixada em Kiev e alertam para bombardeio
O alerta foi emitido um dia após a Ucrânia disparar os primeiros mísseis americanos de longo alcance contra a Rússia, que prometeu reagir
Publicado: 20/11/2024, 12:44
O governo dos Estados Unidos emitiu nesta quarta-feira, 20, uma alerta para “potencial ataque aéreo significativo” na Ucrânia, ordenando o fechamento da embaixada americana em Kiev “por excesso de cautela”.
“A embaixada dos EUA recomenda que os cidadãos dos EUA estejam preparados para se abrigar imediatamente no caso de um alerta aéreo ser anunciado”, afirmou a mensagem.
O alerta de segurança é válido para todo o território ucraniano, não apenas para a capital do país.
A orientação da embaixada é para que os cidadãos americanos que estiverem na Ucrânia monitorem a mídia local para atualizações; identifiquem os locais de abrigo antes de qualquer alerta aéreo; protejam-se imediatamente se um alerta aéreo for anunciado; e sigam as instruções das autoridades ucranianas e dos primeiros socorristas em caso de emergência.
O alerta foi emitido um dia após a Ucrânia disparar os primeiros mísseis americanos de longo alcance contra a Rússia, mirando uma instalação militar.
Os mísseis Atacms fornecidos pelos EUA foram usados para atingir um depósito de artilharia, no qual havia munição norte-coreana armazenada, na região da fronteira de Bryansk, segundo autoridades ucranianas.
Moscou alegou que suas defesas aéreas interceptaram cinco dos mísseis e não relataram danos.
Resposta “apropriada” de Moscou
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, anunciou uma resposta “apropriada” ao bombardeio ucraniano com os referidos mísseis.
“Se mísseis de longo alcance forem lançados da Ucrânia em direção ao território russo, isso significa que serão operados por especialistas militares dos EUA”, disse Lavrov aos jornalistas após o encontro do G20 no Rio de Janeiro.
Ele acrescentou: “Veremos isto como uma nova fase da guerra ocidental contra a Rússia e responderemos em conformidade”.
Com informações do O Antagonista