Furacão Helene faz quase 100 mortos nos EUA após inundações | aRede
PUBLICIDADE

Furacão Helene faz quase 100 mortos nos EUA após inundações

Furacão Helene deixou 5 estados norte-americanos em ruínas; apenas na Carolina do Norte cerca de mil pessoas continuam desaparecidas

Pelo menos 93 pessoas morreram por causa do fenômeno no país
Pelo menos 93 pessoas morreram por causa do fenômeno no país -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A passagem do furacão Helene pelos Estados Unidos matou, até o momento, 93 pessoas, afirmam autoridades estaduais e locais da Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Virgínia. Os cinco estados foram atingidos com fortes ventos e chuvas torrenciais, entre quinta-feira (26) e domingo (29).

As cidades foram deixadas em ruínas, com estradas e casas inundadas e milhões sem eletricidade. Cerca de mil pessoas continuam desaparecidas apenas no estado americano da Carolina do Norte, um dos mais impactados pelo fenômeno.

A administradora da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) dos Estados Unidos, Deanne Criswell, afirmou ao canal de TV norte-americano CBS que o furacão causou danos históricos no país.

“Esta é uma inundação histórica na Carolina do Norte […] Não sei se alguém poderia estar totalmente preparado para a quantidade de inundações e deslizamentos de terra que estão tendo agora”, disse. “Esta será uma recuperação realmente complicada em cada um dos cinco estados [atingidos]”, completou Criswell.

Pelo menos 93 pessoas morreram por causa do fenômeno no país: 37 na Carolina do Norte, 25 na Carolina do Sul, 17 na Geórgia, 11 na Flórida, duas no Tennessee e uma na Virgínia.

Rota de destruição - O furacão Helene foi a oitava tempestade da temporada de furacões no Atlântico, em 2024. Na última quarta-feira (25), o fenômeno inundou partes da Península de Yucatán, no México. Em Cuba, deixou mais de 200 mil residências e empresas sem energia.

Já na quinta-feira (26), o Helene atingiu a Flórida, em Miami, como um furacão de categoria 4, em uma escala de classificação que vai até 5, com ventos de 225 km/h.

Uma usina nuclear desativada foi inundada pela enchente causada pelo fenômeno. De acordo com a empresa responsável pela usina, Duke Energy Corp., apesar de o material radioativo estar seguro, “os impactos [do evento] são desconhecidos neste momento.”

De lá ele foi em direção à Geórgia, onde casas foram destruídas e rodovias ficaram cobertas por destroço. Por fim, os estados da Carolinas do Sul e do Norte e o Tennessee foram atingidos com chuvas torrenciais entre sexta-feira (27) e domingo (29), após o enfraquecimento do Helene.

Informações: Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE