FAB conclui relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass
O documento, a ser apresentado nesta sexta-feira (6), traz informações sobre os eventos que aconteceram durante o voo que vitimou 62 pessoas em agosto
Publicado: 06/09/2024, 17:58
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgará nesta sexta-feira (6) o relatório preliminar sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), ocorrida no dia 9 de agosto. O acidente, que vitimou 62 pessoas, deixou o país em luto e mobilizou as autoridades para apurar as causas da tragédia.
O relatório, que marca a primeira divulgação de dados sobre o acidente, deve trazer informações sobre os eventos que aconteceram durante o voo. No entanto, os fatores que provocaram a queda da aeronave ATR-72 serão investigados em uma segunda etapa. A apresentação do documento é considerada essencial para a segurança da aviação, ao poder conter itens que sejam relevantes para a operação futura do modelo da aeronave, sendo possível fazer uma mitigação de riscos, se necessário.
A segunda fase da investigação, que deve levar até um ano para ser concluída, buscará identificar os “fatores contribuintes” que levaram à queda. Paralelamente à investigação da FAB, a Polícia Civil de Vinhedo e a Polícia Federal (PF) também estão conduzindo suas próprias apurações. O inquérito da Polícia Civil busca determinar as causas do acidente, enquanto a PF investiga a possível responsabilidade criminal.
O voo 2283, da empresa Voepass, saiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A aeronave caiu em uma área do condomínio.
Com informações de Exame.