Governo do RS anuncia fim da colheita de arroz e critica importação
A medida de importação foi justificada para evitar o aumento dos preços do produto
Publicado: 16/06/2024, 09:56
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) anunciou o encerramento da colheita de arroz no Rio Grande do Sul (RS) e contestou a necessidade de importação do grão, defendendo a autossuficiência da produção nacional. Com uma produção de 7,16 milhões de toneladas de arroz na safra 2023/2024, o Irga afirma que a produção gaúcha é suficiente para abastecer o país, apesar da ligeira queda em relação à safra anterior (7,23 milhões de toneladas).
Rodrigo Machado, presidente do Irga, afirmou que os dados da safra comprovam a capacidade do estado em garantir o abastecimento nacional e questionou a medida do governo federal de autorizar a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz. A medida do governo foi justificada pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional, e resultou na perda de 5,22% da área plantada.
No entanto, Márcio Madalena, secretário interino da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), afirmou não haver risco de desabastecimento, pois os dados do relatório superam as estimativas anteriores às enchentes. O governo federal anunciou a anulação de um leilão para a compra de 300 mil toneladas de arroz e informou que um novo edital será publicado em breve. A medida de importação foi justificada para evitar o aumento dos preços do produto.
Com informações de Metrópoles.