Chuva alaga ruas e deixa famílias ilhadas em Guaratuba
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para grande acumulado de chuva às cidades do litoral até as 10h desta quarta (24)
Publicado: 24/01/2024, 12:02
Guaratuba, no litoral do Paraná, amanheceu, nesta terça-feira (23), com um temporal que trouxe inúmeros transtornos à cidade. Vídeos obtidos pela Banda B mostram ruas alagadas e até comércios localizados na Praia Central do município sofrendo com a invasão da água.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até as 14 horas, o registro acumulado era de 106,4 milímetros (mm). Porém, somado com essa segunda-feira (22), ainda conforme o Simepar o número se aproxima dos 200 mm (197,4 ao todo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, famílias foram retiradas de casa porque ficaram ilhadas. Foram nove ocorrências na cidade, sendo que os resgates aconteceram nos seguintes bairros: Centro (1), Brejatuba (1), Piçarras (1), Carvoeiro (4) e Cohapar (2). Ainda há previsão para mais chuva nas próximas horas na cidade.
No total, 32 pessoas foram retiradas de residências alagadas, porém nenhuma vítima foi encaminhada ao hospital.
As recomendações do Inmet apontam a necessidade de proteção contra o mau tempo e o pedido de ajuda junto à Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Evite enfrentar o mau tempo;
Observe alteração nas encostas;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Matinhos - Vizinha de Guaratuba, Matinhos também sofreu com o mau tempo nas últimas 24 horas. Foram mais de 100 mm de chuva entre esta segunda (22) e terça (23).
O Corpo de Bombeiros fez a retirada de duas pessoas, que ficaram ilhadas, no Balneário Gaivotas. Todos os resgatados recusaram encaminhamento a abrigos municipais, de acordo com a corporação.
A Prefeitura de Matinhos também comentou que nada de grave foi registrado no município ao longo das últimas horas.
Informações: Banda B