Integração entre gerações pode contribuir para o crescimento dos negócios | aRede
PUBLICIDADE

Integração entre gerações pode contribuir para o crescimento dos negócios

Segundo professora da Faculdade Anhanguera, a intergeracionalidade pode ser produtiva, enriquecedora e fazer com que as empresas cresçam

Interação entre gerações pode fortalecer a cultura da empresa, aumentar a maturidade, criatividade e inovação
Interação entre gerações pode fortalecer a cultura da empresa, aumentar a maturidade, criatividade e inovação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atualmente, as pessoas estão vivendo mais em todos os lugares, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Essa maior longevidade tem promovido o encontro de diversas gerações dentro das famílias, do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Por essa razão, as empresas têm direcionado investimentos para a inclusão   de diferentes gerações em seu quadro de funcionários, como a geração silenciosa (54-74), baby boomers (37-54), millenials (17-36) e geração Z (7-16). 

Para gestores e líderes da área de Recursos Humanos, a interação entre gerações pode fortalecer a cultura da empresa, aumentar a maturidade, criatividade e inovação. Essa prática pode ser vista como um caminho para a diversidade que está em plena ascensão em função das práticas ESG, resultando em ganhos de produtividade e, consequentemente, de receita. 

Segundo a professora do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Rafaela Garcia Sardi, a diversidade é uma prática de extrema importância para as empresas atualmente. “Na amplitude do termo, é crucial para uma organização construir um ambiente respeitoso e, porque não dizer, mais competitivo”.  Ela ressalta que o fato de as companhias poderem se beneficiar de diversos pontos de vista no gerenciamento de demandas e resolução de problemas foi um dos aspectos decisivos para as áreas de Recursos Humanos e de Gente & Gestão adotarem propostas mais inclusivas e flexíveis no processo de contratação, afastando-se dos estereótipos relacionados à idade. 

Além disso, segundo a especialista, equipes intergeracionais trazem novas fontes de conhecimento, complementaridade entre os membros e   melhoria no clima organizacional da empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela  Gupy, houve um aumento de 217% na contratação de profissionais entre 40 e 50 anos em 2021, em comparação com o ano anterior. A expectativa é que os dados cresçam, visto que, o mercado está em expansão e aparenta ser promissor no futuro.  

No entanto, a realidade das mulheres nesse contexto ainda é cruel, apenas 3% a 5% das grandes empresas as contratam na faixa etária entre 40 e 50 anos. De acordo com Rafaela, apesar do crescimento promissor dessas discussões no mercado de trabalho, é importante compreender as características de cada geração, para que cada aprendizado seja entendido e respeitado. “Cada indivíduo tem sua história de vida e é capaz de contribuir de alguma forma significativa com sua subjetividade. É fundamental que as instituições, incluindo as empresas, tenham essa compreensão para que o preconceito seja discutido diante da diversidade de idade em nossa sociedade”, completa.  


Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. 

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE