Denunciado por estupro, empresário Thiago Brennand chega ao Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Denunciado por estupro, empresário Thiago Brennand chega ao Brasil

Empresário de 43 anos, foragido desde setembro, é trazido de volta ao Brasil após processo de extradição nos Emirados Árabes

Brennand é investigado também por crimes como ameaça e cárcere privado
Brennand é investigado também por crimes como ameaça e cárcere privado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Boeing 700-300 ER da Air France que traz para o Brasil o empresário Thiago Brennand, 43 anos, pousou às 17h53 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Brennand volta ao país escoltado por policiais federais brasileiros, que foram aos Emirados Árabes, onde o empresário estava desde setembro, para concluir o processo de extradição autorizado pelo governo daquele país.

Com Brennand a bordo, o voo AF 0460 partiu com atraso do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, às 10h32 (horário local). A chegada a São Paulo estava inicialmente prevista para 16h45. A Air France não informou o motivo do atraso.

Thiago Brennand é alvo de cinco pedidos de prisão expedidos pela Justiça no Brasil, relacionados a crimes como estupro, tortura, ameaça e cárcere privado. Ele viajou para os Emirados Árabes em 4 de setembro, horas antes de ser denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Lista da Interpol

O órgão mandou que ele retornasse ao país e entregasse o passaporte, mas o empresário não cumpriu a determinação, o que resultou na decretação de sua prisão preventiva. Desde então, ele entrou para a chamada lista de difusão vermelha da Interpol (que indica aos Estados-Membros a existência de mandados de prisão pendentes de cumprimento).

Brennand chegou a ser preso em Abu Dhabi pelas autoridades locais em outubro, mas foi solto após pagar fiança. O empresário passou a aguardar em liberdade o julgamento do processo de extradição, que por fim foi autorizada pelos Emirados Árabes este mês. Ele foi preso no dia 17.

A volta de Brennand

Quatro policiais federais e um agente da Interpol deixaram o Brasil na madrugada de quinta-feira (27/4) com destino aos Emirados Árabes, em um voo direto da Emirates, para concluir a extradição de Brennand. Um deles, lutador de jiu-jítsu, foi escalado dado o histórico de violência do empresário.

Os policiais federais chegaram a Dubai na tarde de quinta-feira (27/4) e seguiram de carro até Abu Dhabi, distante cerca de 150 km do aeroporto, onde Brennand estava detido. Assim que o empresário foi preso pelos agentes da PF, o grupo iniciou a viagem de retorno ao Brasil.

Sem algemas

Havia a expectativa de, no caso de resistência, utilizar algemas nas mãos e nos pés de Brennand. Mas fontes ligadas ao caso informaram que isso não foi necessário.

Segundo o delegado federal Ricardo Sancovich, chefe da Interpol em São Paulo, assim que desembarcar Brennand será levado à unidade da PF, no bairro da Lapa, onde fará o exame de corpo de delito. “Em razão do adiantado da hora, ele vai passar a noite na Superintendência da PF. Amanhã (30/4), ele vai ser submetido logo cedo à audiência de custódia com um dos juízes que decretou a prisão dele”, explicou.

Em seguida, de acordo com Sancovich, o empresário será colocado à disposição da Justiça para responder aos crimes pelos quais é procurado. “A partir daí, a PF encerra o processo de extradição do foragido internacional Thiago Brennand.” O empresário deve ser transferido ainda neste domingo (30/4) a um centro de detenção provisória.

As informações são do portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE