Egresso da UEPG é eleito presidente da Academia de Letras no RS | aRede
PUBLICIDADE

Egresso da UEPG é eleito presidente da Academia de Letras no RS

Ele ocupa a cadeira 10 e sucede a escritora Tanize Tomasi na presidência da Academia.

Ele ocupa a cadeira 10 e sucede a escritora Tanize Tomasi na presidência da Academia.
Ele ocupa a cadeira 10 e sucede a escritora Tanize Tomasi na presidência da Academia. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O aluno egresso da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Renato Pereira, é o novo presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio). A nova diretoria foi eleita por unanimidade e estará à frente da entidade no biênio 2023-2024. Ele ocupa a cadeira 10 e sucede a escritora Tanize Tomasi na presidência da Academia.

A eleição, ocorrida em dezembro de 2022, aconteceu com o compromisso pela consolidação da Academia e o fortalecimento da política cultural da região. Renato é filho da UEPG desde a adolescência. A história com a instituição iniciou quando ele tinha 12 anos, por meio da Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João. “Inúmeras pessoas contribuíram para o meu aperfeiçoamento profissional e, ao mesmo tempo, me incentivaram a continuar estudando”, conta. Com a aprovação no Vestibular de Licenciatura em Geografia, em 2007, veio o Mestrado e Doutorado em Geografia pela UEPG.

Em outubro do último ano, o egresso foi indicado ao Prêmio Nacional Capes Tese 2023, pela sua tese de doutorado ‘Entre valos e vêdos: territorialidades de permanência dos sujeitos das comunidades tradicionais rurais da Estrada da Lomba, Paraná’. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG, a tese de Renato aconteceu a partir da metodologia da imersão, em convivência com comunidades rurais, especialmente faxinaleses e quilombolas.

Sobre a eleição na Academia, Renato comemora a nova fase e ressalta o trabalho da equipe. “Este legado será fundamental no novo ciclo de desenvolvimento da política cultural da região noroeste e do Estado do Rio Grande do Sul”, finaliza.

Com informações, UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE