PF instaura inquérito para investigar queda de torre de energia no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

PF instaura inquérito para investigar queda de torre de energia no Paraná

Na tarde de terça-feira (10) equipe de Policiais Federais foi até o local dos fatos para obtenção de provas e realização de perícias

Sistema elétrico nacional sofreu ataques na terça-feira (10) com a derrubada de torres de transmissão de energia elétrica
Sistema elétrico nacional sofreu ataques na terça-feira (10) com a derrubada de torres de transmissão de energia elétrica -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Polícia Federal instaurou um Inquérito Policial para apurar a autoria e materialidade de um possível crime de ‘atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública’. A ação diz respeito à queda de uma torre de transmissão de energia elétrica, localizada na cidade de Medianeira, no Paraná. 

Na tarde de terça-feira (10) equipe de Policiais Federais foi até o local dos fatos para obtenção de provas e realização de perícias. As apurações estão em andamento. O autor do fato poderá responder pelo crime previsto no artigo 265 do Código Penal, bem como outros eventualmente identificados, com pena de reclusão de até 5 anos.

Relembre o caso

O sistema elétrico nacional sofreu ataques na terça-feira (10) com a derrubada de torres de transmissão de energia elétrica. A operação, porém, não foi afetada e o Sistema Integrado Nacional (SIN) não registrou problemas. Torres foram derrubadas no Paraná e em Rondônia e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há indícios de “sabotagem e vandalismo”.

As ocorrências aparecem em documentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo boletim do ONS, três ocorrências aconteceram entre o domingo e a segunda-feira. Às 21h30 do domingo, dia 8, houve queda de uma torre de transmissão na linha de transmissão entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia. A queda da torre gerou o desligamento da linha de transmissão, mas não houve consequência significativa para o sistema nacional, diz o ONS.

Logo após a meia-noite, às 00h13 da segunda (9), foram registradas várias ações na linha de transmissão de Furnas que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ibiúna, em São Paulo. Em uma sequência de torres, uma foi derrubada e outras três tiveram avarias. A ação aconteceu a cerca de 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, no município paranaense de Medianeira. Relatório da Aneel cita que “há indícios de vandalismo” nesse local.“Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”, menciona o documento.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE