Eleitorado com mais de 70 anos cresceu 31% no PR | aRede
PUBLICIDADE

Eleitorado com mais de 70 anos cresceu 31% no PR

Campanhas da Justiça Eleitoral incentivam o exercício da cidadania nesta faixa etária

Campanhas da Justiça Eleitoral incentivam o exercício da cidadania nesta faixa etária
Campanhas da Justiça Eleitoral incentivam o exercício da cidadania nesta faixa etária -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Paraná registrou aumento de 31% no eleitorado com mais de 70 anos. Em 2018, haviam 580.276 pessoas aptas a votar nas eleições gerais nesta faixa etária. Em 2022, este número saltou para 762.096 pessoas. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (3) pela Justiça Eleitoral.

O número de eleitoras e eleitores dessa faixa etária cresceu em todo o país. Este ano o Brasil tem 14.893.273 pessoas com mais de 70 anos, enquanto em 2018 esse número era de pouco mais de 12 milhões. O aumento registrado foi de 24%.

Eleitorado paranaense

De acordo com o Portal de Estatísticas, a maioria do eleitorado acima de 70 anos é representada por mulheres, com 422.237 eleitoras. Já homens são 339.730 eleitores da faixa etária. Em relação ao estado civil, a maioria das pessoas se declarou como casada, sendo 465.441. Viúvas e viúvos estão na sequência, com 169.663.

Campanhas de incentivo

A Justiça Eleitoral do Paraná investe em campanhas e projetos que incentivam essa parcela do eleitorado, que tem o voto facultativo,  a ir às urnas em outubro. O projeto Cidadania Plena, lançado em abril pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tem como principal objetivo levar seções eleitorais para dentro de instituições de longa permanência e hospitais.  

Em outubro, idosas e idosos que têm mobilidade reduzida, idade avançada ou estão em hospitais terão a oportunidade de votar. Foram fechadas parcerias em Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel. Funcionárias e funcionários também vão poder votar nessas seções eleitorais.

Em Curitiba, a iniciativa beneficia pacientes e profissionais do Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e da instituição Socorro aos Necessitados. Em Maringá,  do Hospital Universitário de Maringá e do Lar dos Velhinhos. Já em Londrina, do Hospital Universitário de Londrina. Por fim, em Cascavel, do Hospital do Câncer (Uopeccan).

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE