Estado envia à Alep projeto que libera uso de máscaras no PR | aRede
PUBLICIDADE

Estado envia à Alep projeto que libera uso de máscaras no PR

Proposta deverá tramitar em regime de urgência na Casa de Leis; secretário de Saúde prevê liberação do acessório em 16 ou 17 de março

Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta deverá tramitar em regime de urgência na Casa de Leis; secretário de Saúde prevê liberação do acessório em 16 ou 17 de março

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) encaminhou nesta quarta-feira (9), à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), projeto que prevê o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contra a pandemia da covid-19 em locais abertos no Paraná. A proposta vai tramitar em regime de urgência e o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), disse que ela deve ser votada em plenário já na próxima quarta-feira (16), após passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (15). A lei que estabeleceu a obrigação foi aprovada em abril de 2020, e está em vigor há quase dois anos. 

Pela manhã, o governador já havia anunciado a intenção de enviar a matéria ao Legislativo nos próximos dias, afirmando que a queda no número de casos e internações pela covid permitiria a mudança. "Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande pós-Carnaval, isso não está acontecendo e tomara que não aconteça", disse. "Para que a gente possa retirar a obrigatoriedade em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus, em lojas, enfim, pode ainda haver uma restrição", comentou. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que, caso a proposta seja aprovada, planeja operacionalizar a partir de 16 ou 17 de março a liberação do uso de máscaras ao ar livre em todo o Paraná.

"Vamos bolar uma proposta do governo para a Assembleia Legislativa, revogando a lei, mas claro, depende da aprovação dos deputados", explicou. Beto Preto afirmou ainda que, enquanto isso não ocorre, o comitê da epidemiologia do Estado, junto com os municípios do Paraná, através do conselho dos secretários municipais da Saúde, seguem com o estudo diário do número de casos. "Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem dentro também dos trâmites legislativos cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes", explicou o secretário.

Com informações: Bem Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE