2º caminhão mais vendido do Brasil é fabricado em PG | aRede
PUBLICIDADE

2º caminhão mais vendido do Brasil é fabricado em PG

O DAF XF foi o segundo caminhão mais vendido do Brasil em janeiro entre os pesados. Modelo tem participação de 11,68% no mercado nacional

No total, 499 caminhões DAF XF foram emplacados no país em janeiro
No total, 499 caminhões DAF XF foram emplacados no país em janeiro -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O DAF XF foi o segundo caminhão mais vendido do Brasil em janeiro entre os pesados. Modelo tem participação de 11,68% no mercado nacional

O novo XF, caminhão produzido pela DAF Caminhões Brasil, na planta em Ponta Grossa, foi o segundo caminhão-trator mais vendido no país em janeiro. No período de um mês, foram emplacados 499 caminhões deste modelo, o que correspondeu a uma participação de 11,68%. O modelo apenas foi superado pelo Volvo FH 540, que teve 776 emplacamentos em janeiro e foi o líder de mercado. Os números são do caderno mensal de emplacamentos, elaborado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores (Fenabrave). 

Cabe destacar que em dezembro, este caminhão também foi o segundo pesado mais vendido do país, da mesma forma atrás do Volvo FH 540. Em dezembro, foram emplacados 506 novos DAF XF no Brasil. Já na comparação com janeiro de 2021, quando houve o registro de 307 emplacamentos de caminhões do modelo XF, a DAF aumentou em 62,5% o seu mercado em janeiro deste ano, em relação ao ano passado. Neste primeiro mês, é um crescimento bastante superior ao estimado pela própria fábrica: em entrevista coletiva à imprensa, no início deste ano, a DAF divulgou que a expectativa era de crescimento de 20% nas vendas neste ano, passando dos 5,6 mil registrados em 2021, para 6,7 mil emplacamentos em 2022.

Em janeiro, no total, foram vendidos 4.274 caminhões pesados, e esse setor de pesados correspondeu a 50,19% de todas as vendas de caminhões no Brasil, somando as outras categorias (semi-pesado, médio, leve e semi-leve), totalizando pouco mais de 8 mil emplacamentos. Neste mercado global de caminhões no país, onde também há a inclusão dos modelos CF da DAF, que são os semipesados, o total de emplacamentos da marca atingiu 528, se destacando na sexta colocação no mercado nacional, com participação de 6,2%, logo atrás da Scania, que foi a quinta colocada, com 683 emplacamentos. A marca que mais vendeu caminhões em janeiro foi a VW/MAN, com 2.345 caminhões emplacados, correspondendo a 27,5% do total.

Novo modelo impulsionará vendas

Uma das justificativas da montadora holandesa com fábrica em Ponta Grossa para aumentar em, pelo menos, 20% suas vendas no Brasil em 2022, é o novo modelo lançado pela empresa neste início do ano, o CF com chassi rígido, nas configurações 6X2 e 8x2, com o novo motor de GR-7, de 6,7 litros. Mais compacto e leve, além de ser mais econômico, o modelo proporciona uma opção mais acessível na linha da DAF, que se destaca no mercado nacional pela qualidade dos caminhões, enquadrados no segmento ‘premium’.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right