Paraná inicia campanha de vacinação infantil contra a covid | aRede
PUBLICIDADE

Paraná inicia campanha de vacinação infantil contra a covid

Ao todo, o Governo Estadual estima que o público de 5 a 11 anos represente 1.075 milhão de crianças.

Início simbólico da vacinação das crianças aconteceu na cidade de Londrina, neste sábado (15).
Início simbólico da vacinação das crianças aconteceu na cidade de Londrina, neste sábado (15). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ao todo, o Governo Estadual estima que o público de 5 a 11 anos represente 1.075 milhão de crianças

Isadora Libânio Despensieri, de 6 anos, foi a primeira criança vacinada contra a covid-19 no Paraná. O Estado iniciou a imunização infantil contra a doença neste sábado (15), em Londrina, município em que ocorreu o início simbólico da proteção contra o coronavírus para o púbico de 5 a 11 anos.

“Estávamos esperando muito a vacina, pois eu sei que o imunizante é uma maneira de proteger a Isadora. As crianças sofreram muito com a pandemia, sem entender o que está acontecendo. Então, nós sabemos da importância da vacinação" disse a mãe, Gisele Libânio.

Ainda na sexta-feira (14), o Estado enviou o lote de 65,5 mil vacinas para as 22 Regionais de Saúde em menos de cinco horas. O quantitativo descentralizado representa aproximadamente 5% da população infantil do Estado, estimada em 1.075 milhão.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Londrina para acompanhar o início da imunização infantil. “Mais uma vez, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) cumpriu aquilo que havia prometido. Em poucas horas do recebimento da vacina pelo Ministério da Saúde, já havíamos descentralizado o lote para todo o Estado”, destacou. “A campanha seguirá acontecendo nos próximos meses. Temos mais de 1 milhão de crianças em todo o Paraná e esse é um passo importante para a proteção de todas”, reforçou.

O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, elogiou a agilidade na distribuição das vacinas no Estado. “Temos que ressaltar toda a logística em relação à distribuição de vacinas. Nenhum outro Estado se organizou como o Paraná. Agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Saúde Beto Preto para que pudéssemos iniciar a vacinação das crianças”, frisou.

A vacinação seguirá diretrizes semelhantes às dos adultos, sendo iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave da covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade, iniciando pelos 11 anos até chegar aos cinco anos.

Outros municípios do Paraná devem começar a vacinação infantil entre hoje (15) e segunda-feira (17).

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE