MPF pede arquivamento de ação no caso do Triplex | aRede
PUBLICIDADE

MPF pede arquivamento de ação no caso do Triplex

Órgão reconheceu a prescrição em função da idade do petista. O MPF também citou o STF que decidiu pela parcialidade do ex-juiz Sergio Moro

O ex-presidente Lula em coletiva de imprensa
O ex-presidente Lula em coletiva de imprensa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Órgão reconheceu a prescrição em função da idade do petista. O MPF também citou o STF que decidiu pela parcialidade do ex-juiz Sergio Moro

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o arquivamento do caso do Triplex do Guarujá (SP) que envolvia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por reconhecer a prescrição em função da idade do petista.

Em manifestação de quase 20 páginas, o MPF admitiu a "ocorrência da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva". Lula tem hoje 76 anos.

"Nesse contexto, quanto às imputações relacionadas ao pagamento de reforma, ocultação e dissimulação da titularidade do apartamento 164-A, triplex, e do beneficiário das reformas realizadas, verifica-se a ocorrência da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal relativamente aos investigados septuagenários, quais sejam Luiz Inácio Lula da Silva (nascido em 06/10/1945), José Adelmário Pinheiro Filho (nascido em 29/09/1951) e Agenor Franklin Magalhães Medeiros (nascido em 08/06/1948).", destacou o MPF, que cita também os demais investigados. 

Em outra parte do documento, o órgão explica a jurisprudência utilizada. "Analisando as penas, tem-se que Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena reformada pelo STJ, tornando-a definitiva pelo crime de lavagem de dinheiro em 3 anos e 4 meses de reclusão e pelo crime de corrupção passiva em 5 anos, 6 meses e 20 dias. Aplica-se, no caso, o prazo prescricional previsto o art. 109, incisos II e III, do Código Penal, reduzidos pela metade, restando prescrita a pretensão punitiva estatal".

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE