Cotidiano

Em 2019, o congresso estadual aconteceu em Pinhais.
Foto: Divulgação
Renovação Carismática realiza congresso estadual
RCC Paraná se reúne neste final de semana e pela primeira vez, encontro será de forma híbrida
A Diocese de Ponta Grossa terá quatro representantes no Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica 2021, que será realizado entre os dias 20 e 22 deste mês, em Maringá. Programado pela primeira vez na forma híbrida – presencial e online - o congresso terá como tema ‘Eis o meu Servo, meu Escolhido’. Além do coordenador diocesano da RCC, Flávio Dobrzanski, vão participar Adriano Basso, do Conselho Fiscal; Elian Maria Rocha Pietrochinski, coordenadora estadual do Ministério de Intercessão, que é de Reserva, e, a Pamela Rodrigues, coordenadora estadual de Promoção Humana, de Imbituva.
As atividades já iniciam na sexta-feira (20), às 18 horas. O Congresso acontecerá em Maringá que, atualmente, é a sede da RCC Paraná, por ser a cidade do coordenador estadual, Miguel Machinski Junior. Apenas os 18 coordenadores diocesanos e os membros do Conselho Estadual estarão presentes fisicamente no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz. Os demais vão acompanhar de casa, na forma online. As inscrições custam R $12 e dão direito a participar das pregações.
Uma das pioneiras da Renovação Carismática Católica, Patty Mansfield, que é alguém que participou dos primeiros momentos da Renovação nos Estados Unidos, estará conosco. Também o coordenador nacional Vinicius Simões, e, a ex-coordenadora Katia Roldi Zavaris que hoje representa o Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, conhecido como CHARIS, a nível nacional, adiantou Flávio Dobrzanski, acrescentando que, no sábado à noite, está programado um momento com a cantora católica Olivia Ferreira, da Canção Nova.
Ainda segundo o coordenador diocesano, a previsão é de que cerca de três mil pessoas participem de forma remota, além dos 50 presentes no local. Na Diocese de Ponta Grossa, a adesão esperada é de 100 pessoas participando de forma online. “Era a presença média que tínhamos nos congressos presenciais”, justifica Flávio Dobrzanski Os congressos acontecem a cada dois anos, no Paraná. O último aconteceu em 2019, em comemoração aos 50 anos da RCC.
A história da RCC Paraná e Brasil se fundem com a da RCC mundial. Ela nasceu em 1967 e, logo em 1968, padres vieram dos Estados Unidos e começaram a realizar vários retiros aqui. Na Diocese, há registro de que em 1971 surgiu o primeiro grupo de oração, em Telêmaco Borba. Lá, vai completar 50 anos este ano.
Siga o a rede no Google News
Recomendados






ÚLTIMAS NOTÍCIAS











PONTA GROSSA





COTIDIANO





CAMPOS GERAIS





MIX





ESPORTE





MAIS LIDAS



