Confira as principais comidas dos brasileiros em tempos de Pandemia | aRede
PUBLICIDADE

Confira as principais comidas dos brasileiros em tempos de Pandemia

Comportamento de abril a setembro pode estar associado à adoção do home office e à necessidade de busca por alternativas de alimentação em estabelecimentos de bairros residenciais

Imagem ilustrativa da imagem Confira as principais comidas dos brasileiros em tempos de Pandemia

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Comportamento de abril a setembro pode estar associado à adoção do home office e à necessidade de busca por alternativas de alimentação em estabelecimentos de bairros residenciais

O perfil de alimentação dos trabalhadores sofreu mudanças no período de pandemia, de acordo com levantamento realizado pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil. O levantamento registra as preferências dos 7 milhões de usuários de benefícios da Ticket.

No cenário nacional geral, as cozinhas favoritas dos trabalhadores são as de comida brasileira – representada pelos restaurantes de comida popular, como arroz, feijão, carne, salada, e que concentra os estabelecimentos que comercializam comida a quilo ou o famoso prato feito – e a de padaria - que também inclui a venda de pratos feitos e buffet para comida por quilo, além de outros tipos de alimentos prontos para consumo. Elas se intercalam nas duas primeiras posições ao longo de todo o período analisado. Em seguida, estão lanchonetes, fast-food, pizzarias, carne, cafés e doces e japonesa.

O principal movimento percebido entre abril e setembro foi a queda do consumo de preparações à base de carnes. Em abril, este tipo de culinária ocupava a quarta posição na preferência nacional, mas chega a setembro em sexto lugar, depois de ter passado os meses de maio a agosto na oitava posição.

Outro destaque esteve na comida japonesa, que depois de ter ganhado duas posições, subindo do 8º lugar, em abril, para o 6º, de junho a agosto, em setembro volta para o ponto de origem.

De maneira mais sutil, a comida brasileira, favorita em abril, perdeu espaço entre maio e agosto, para a de padaria. Depois de quatro meses na segunda posição, recuperou a liderança em setembro, período que reflete o início da retomada das atividades das empresas em seus escritórios.

As movimentações refletem, principalmente, modificações associadas ao momento de isolamento social, com a adoção do home office e a necessidade de buscar alternativas de restaurantes localizados nos bairros residenciais.

“Comemoramos em outubro o Dia Mundial da Alimentação, uma data de grande relevância pois a boa nutrição é um fator fundamental para a manutenção e preservação da saúde. Ao observar o comportamento com relação às preferências alimentares do trabalhador, apresentado por esse levantamento, fica ainda mais evidente o quanto é importante discutir e reforçar esse aspecto com as pessoas. A Ticket está, há mais de 40 anos, comprometida com iniciativas que visam o bem-estar e a melhora da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores. Mais do que oferecer soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, temos como objetivo incentivar a qualidade na alimentação por meio da oferta de ferramentas que contribuem para a introdução da alimentação equilibrada e de outros hábitos saudáveis no dia a dia”, avalia Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.

Confira, abaixo, as principais movimentações na preferência dos brasileiros, entre abril e setembro de 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Confira as principais comidas dos brasileiros em tempos de Pandemia
 

Queridinhos de setembro

O levantamento apresenta ainda a distribuição das preferências no mês de setembro considerando aspectos como idade e sexo dos consumidores.

Chama a atenção que os estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão são os únicos que incluem o consumo de carne entre as três primeiras posições na preferência dos trabalhadores. O Centro-Oeste responde por cerca de 34% da produção nacional de gado, o que pode estar associado à preferência, especialmente considerando a facilidade de transporte do produto para os estados vizinhos. Quando consideramos o Top 10, apenas a Paraíba não traz restaurantes com foco em preparações à base de carne entre suas preferências.

Para os trabalhadores na faixa dos 30 anos, a preferência foi pela comida brasileira, seguida de padaria e lanchonetes. Entre os que possuem mais de 40 anos o favoritismo está na padaria, seguida da comida brasileira e das preparações de lanchonetes.

Já entre o público mais jovem, onde estão os trabalhadores com até 29 anos, o fast-food desponta em primeiro lugar, seguido por lanchonetes e comida brasileira.

De acordo com o relatório Situação Mundial da Infância 2019, elaborado pela Unicef, nas últimas décadas, o Brasil reduziu significativamente a taxa de desnutrição crônica entre crianças. Apesar disso, os índices de consumo de alimentos ultraprocessados, que apresentam baixo valor nutricional e são ricos em gorduras, sódio e açúcares, tem aumentado progressivamente. Esse comportamento amplia a prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil: 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. Outro aspecto relevante é ressaltado pelo livro que celebra os 40 anos do PAT, organizado pelo economista José Afonso Mazzon, da FEA-USP, com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA). A publicação demonstra que a produtividade é beneficiada pela melhoria na qualidade da alimentação, pois evita doenças, aumenta a capacidade física e a resistência à fadiga. Sua penetração formal na força de trabalho está associada a uma redução de 0,77 acidente de trabalho a cada cem trabalhadores.

“A preferência por comidas menos saudáveis pelos trabalhadores mais jovens é uma constatação do levantamento e demanda uma atenção e acompanhamento para esse tema. É preciso orientar continuamente e estimular a adoção de uma alimentação rica em nutrientes, pois uma boa rotina, no que diz respeito à refeição, é fundamental para a melhora de indicadores pessoais e coletivos de saúde e longevidade”, ressalta Gomes.

As diferenças sutis de preferências alimentares entre mulheres e homens também foram analisadas, considerando 30% da base. Em setembro, entre elas, a comida de padaria é a mais popular. Já para eles, a comida brasileira é a mais consumida. Mas a mudança mais emblemática está evidenciada na nona posição, com mulheres preferindo comida saudável enquanto eles priorizam petiscos (vide tabela abaixo).

Imagem ilustrativa da imagem Confira as principais comidas dos brasileiros em tempos de Pandemia
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE