Ponta-grossense disputa Prefeitura de São Paulo nas eleições | aRede
PUBLICIDADE

Ponta-grossense disputa Prefeitura de São Paulo nas eleições

Quase nove milhões de paulistanos irão às urnas neste domingo eleger o prefeito da capital paulista

Joice Hasselmann nasceu em Ponta Grossa e enfrentará atual prefeito e vários outros adversários
Joice Hasselmann nasceu em Ponta Grossa e enfrentará atual prefeito e vários outros adversários -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quase nove milhões de paulistanos irão às urnas neste domingo eleger o prefeito da capital paulista

O atual prefeito Bruno Covas (PSDB) construiu um amplo arco de alianças em sua busca pela reeleição, contando com apoio de MDB, PP, Podemos, PSC, PL, Cidadania, DEM, PTC, PV e PROS. Há treze candidatos na disputa (depois da desistência de Fernando Sabará, do Novo) e o tucano lidera com boa vantagem.

A segunda posição hoje é dividida pelo deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) ‒ nome conhecido entre os paulistanos mas que perdeu terreno ao longo da campanha ‒, o líder dos sem-teto Guilherme Boulos (PSOL) e o ex-governador Márcio França (PSB).

A expectativa de analistas é que haja segundo turno na maior cidade do país e Bruno Covas hoje é considerado favorito na disputa.

O pleito é considerado o mais nacionalizado nessas eleições, sendo palco de uma disputa entre o atual governador João Doria (PSDB), possível candidato à presidência em 2022, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que declarou apoio a Russomanno.

A manutenção do controle sobre a capital paulista é vista como fundamental para os tucanos e para o plano de protagonismo na corrida presidencial daqui a dois anos.

A capital paulista também tem como candidatos, Andrea Matarazzo (PSD), Antônio Carlos (PCO), Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL/DC), Levy Fidelix (PRTB), Márcio França (PDT/PMN/PSB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PCdoB) e Vera (PSTU). Joice nasceu em Ponta Grossa. Ela é deputada federal.

Ao todo são treze candidatos disputam a prefeitura de São Paulo, cidade com população estimada pelo IBGE em 12.325.232 pessoas. Uma candidatura foi indeferida. Segundo o TSE, o município contabiliza um total de 8.986.687 eleitores. A capítal paulista é o maior colégio eleitoral do Brasil.

SP tem o maior colégio eleitoral do Brasil

As eleições municipais deste ano jogam luz sobre algumas curiosidades e comparações surpreendentes devido aos números impressionantes da cidade de São Paulo, uma metrópole com 12 milhões de habitantes, maior cidade da América Latina que, por consequência do tamanho de sua população, detém o maior colégio eleitoral do Brasil.

São 8.986.687 eleitores aptos a votar na capital paulista, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), praticamente a mesma quantidade de pessoas que compõem a população do Pará ou da Áustria. A maioria do eleitorado paulistano é formada por mulheres: 4.861.465 (54,2%). Outros 4.117.640 (45,8%) são homens. Em relação à faixa etária, o maior número de eleitores paulistanos tem entre 45 e 59 anos. São 2.278.042 de pessoas (25% do eleitorado).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE