Curitiba tem 16 candidatos na disputa pela Prefeitura | aRede
PUBLICIDADE

Curitiba tem 16 candidatos na disputa pela Prefeitura

Ao todo, cinco pré-candidatos abriram mão da disputa. Rafael Greca (DEM) busca a reeleição neste ano

Oito nomes 'despontam' na capital paranaense
Oito nomes 'despontam' na capital paranaense -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ao todo, cinco pré-candidatos abriram mão da disputa. Rafael Greca (DEM) busca a reeleição neste ano

As eleições deste domingo (15) serão atípicas em Curitiba, não apenas em razão da pandemia, mas também pelo recorde de postulantes à prefeitura.

Apesar da desistência de cinco pré-candidatos, alguns deles competitivos eleitoralmente, a Capital tem um total de 16 candidatos a prefeito, crescimento significativo em relação aos nove registrados em 2016. Até então, o maior número de candidatos à prefeito desde o início dos anos 2000, havia sido nas eleições de 2004, que tinha 13 concorrentes.

Alguns nomes competitivos eleitoralmente vão disputar o pleito. Um deles é o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), que é candidato a reeleição e conta com o apoio do governador Ratinho Jr (PSD). Além de contar com a máquina pública do seu lado, Greca também pode se beneficiar com o fato de suas ações ganharem maior visibilidade em razão do combate à Covid-19.

O deputado estadual, Goura (PDT) é um nome forte do campo progressista na tentativa de desbancar a reeleição de Greca. No entanto, mesmo antes da propaganda eleitoral começar, o parlamentar disse que não há tempo para estruturar a união entre partidos de esquerda contra a gestão do atual prefeito.

O deputado estadual Fernando Francischini (PSL) é outro candidato que pode ser competitivo. O Ex-secretário de Segurança Pública da gestão Beto Richa nunca escondeu que queria disputar a Prefeitura de Curitiba e com a desistência de Ney Leprevost (PSD) do pleito, quer se consolidar como a principal alternativa de oposição – no campo da direita – contra Rafael Greca.

A concorrência fica ainda maior com o registro de candidaturas de partidos tradicionais. Um deles é Paulo Opuszka (PT), professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), concorre a sua primeira eleição, com a missão de liderar uma ascensão do seu partido em Curitiba.

O ex-deputado federal, João Arruda (MDB) foi anunciado como o candidato do MDB para as eleições. A definição do seu nome veio apenas no último dia das convenções partidárias, já que seu tio, o ex-governador Roberto Requião, chegou a ser cotado como o representante do partido.

Vários nomes ‘correm por fora’

A eleição também terá nomes que “correm por fora” na disputa, como o da deputada federal, Christiane Yared (PL) e o de João Guilherme (Novo). Outros nomes confirmados para a disputa são: Caroline Arns, filha do senador Flavio Arns (Podemos); Professor Mocellin (PV); Camila Lanes (PCdoB); Diogo Furtado (PCO); Eloy Casagrande (Rede); Letícia Lanz (PSOL); Marisa Lobo (Avante); Samara Garratini (PSTU) e Zé Boni (PTC).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE