Bolsa cai 12% e dólar fecha com valor recorde
Queda provocou o circuit breaker e interrompeu as negociações por 30 minutos
Publicado: 09/03/2020, 18:05

Queda provocou o circuit breaker e interrompeu as negociações por 30 minutos
O Índice da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, apresentou queda de 10% no início da manhã desta segunda-feira (9) e bloqueou instantaneamente as negociações, o chamado circuit breaker. A queda foi encabeçada pela baixa no valor do petróleo internacional, que caiu 20%. Ainda na tarde de segunda-feira o Ibovespa registrou queda de 12,26% e chegou a pouco mais de 86 mil pontos. Com isso o índice da bolsa acumulou queda de 23% em 2020. A cotação do dólar atingiu seu maior valor nominal e fechou o dia em R$ 4,74. A bolsa fechou o dia com a queda de 12,17%.
Os 86 mil pontos alcançados pela bolsa foi o menor desde 28 de dezembro de 2018, quando o índice apresentava pouco mais de 85 mil pontos.
A queda nas cotações do barril de petróleo traz outras consequências para a economia brasileira. Caso os preços baixos se mantenham, a companhia repassará a queda do preço internacional para a gasolina e o diesel. Se, por um lado, a queda beneficia os consumidores; por outro, prejudica o setor de etanol, que perde competitividade.
Os preços mais baixos diminuem a arrecadação de royalties do petróleo e a arrecadação de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o principal tributo estadual, num momento em que diversos estados atravessam dificuldades financeiras.
Com informações da Agência Brasil





















