Bancada federal se reúne para tratar de temas ligados ao PR | aRede
PUBLICIDADE

Bancada federal se reúne para tratar de temas ligados ao PR

Ratinho Junior busca unidade política em torno de pautas importantes para o Estado.

Ratinho Junior busca unidade política em torno de pautas importantes para o Estado.
Ratinho Junior busca unidade política em torno de pautas importantes para o Estado. -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ratinho Junior busca unidade política em torno de pautas importantes para o Estado.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, parte da bancada de deputados federais do Estado para discutir temas nacionais que atingem diretamente o Estado.

Entre os temas debatidos estavam a reforma tributária, a privatização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e fechamento da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), subsidiária da Petrobras. Outro foco do encontro foi nova visita do presidente Jair Bolsonaro ao Paraná, prevista para ocorrer no dia 07 de fevereiro.

Ratinho Junior destacou que o objetivo da reunião, a primeira em 2020 com os parlamentares, foi criar uma agenda comum do Estado em Brasília, unificando forças em torno de pautas federais que são importantes para o Estado. “Esse tipo de encontro com a bancada não era muito comum no Paraná. Fizemos várias no ano passado e seguiremos nos encontrando periodicamente. É preciso que a nossa bancada esteja atenta lá em Brasília, buscando ajudar o Paraná”, afirmou.

O governador reforçou que o Governo do Estado está mobilizado em busca de alternativas para o encerramento das atividades da fábrica de fertilizantes Ansa, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A empresa contava com 396 funcionários, todos desligados. Na próxima quinta-feira (30), Ratinho Junior vai ao Rio de Janeiro para uma agenda com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

Na pauta também está a privatização do primeiro lote de refinarias da Petrobras, previsto para ocorrer ainda neste ano e que deve incluir a Repar. “Entendemos que privatizar é algo do mercado, mas vamos buscar o maior número de informação possível para que a população não seja prejudicada”, disse Ratinho Junior. “O Governo do Estado está em busca de uma alternativa”, acrescentou.

De acordo com a Petrobras, os resultados da Ansa demonstram a falta de sustentabilidade do negócio: somente de janeiro a setembro do ano passado, o prejuízo foi de quase R$ 250 milhões. As previsões apontavam para um resultado negativo superior a R$ 400 milhões em 2019. “É um assunto muito delicado, que gera muitas dúvidas. O governador vai ao Rio em busca de uma solução adequada à realidade do nosso Estado”, afirmou o deputado federal Rubens Bueno.

NOVA VISITA 

Ratinho Junior informou também que o presidente Jair Bolsonaro confirmou uma nova visita ao Paraná, prevista para ocorrer no dia 07 de fevereiro (sexta-feira). Na ocasião, serão anunciados a liberação de recursos para Apaes e outras entidades do Estado. Parte do investimento foi possibilitado por emendas parlamentares da bancada federal.

“Vamos aproveitar para organizar uma grande reunião entre deputados, governador e o presidente. Debater tudo aquilo que é mais importante para o Paraná”, destacou a deputada federal Aline Sleutjes. O local e o horário da agenda ainda não estão definidos.

REFORMA TRIBUTÁRIA 

O governador ressaltou que o Estado está atento à movimentação da União em torno da reforma tributária. O novo sistema de tributação prevê a unificação impostos federais, estaduais e municipais (especialmente ICMS e ISS) para a criação de um tributo único, chamado de IBS (Imposto de Bens e Serviços). A expectativa é que a reforma seja votada no primeiro semestre de 2020.

“Há uma série de questões que envolvem o Paraná diretamente. Pontos que podem nos beneficiar e outros que podem nos prejudicar, por isso a colaboração dos nossos deputados é fundamental”, disse Ratinho Junior.

CONCESSÕES 

Durante o encontro ficou estabelecido, também, que o Governo do Estado e os parlamentares vão se reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, para detalhar o cronograma da nova concessão de rodovias no Estado, previsto para entrar em vigor em novembro de 2021. O Paraná passará de 2,5 mil para 4,1 mil quilômetros de estradas pedagiadas, em processo que envolve também a União.

A bancada tentará acrescentar uma nova rodovia ao pacote, os 205 quilômetros da ligação entre Campo Mourão e Guarapuava. A via contempla trechos da BR-487, entre Campo Mourão e Iretama; da PR-460, entre Iretama e Pitanga; e da PR-466, entre Pitanga e Guarapuava.

“Por isso esses encontros com o governador são fundamentais. Mais uma vez Ratinho Junior nos recebeu, apostando na união para o desenvolvimento do Paraná”, ressaltou o deputador federal Toninho Wandscheer.

PRESENÇAS 

Participaram também do encontro o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; e os deputados federais Ricardo Barros, Stephanes Júnior, Sargento Fahur, Luizão Goulart, Luiz Nishimori, Leandre, Vermelho, Sérgio Souza, Luciano Ducci, Aroldo Martins e Aliel Machado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE