Governo inicia processo para estudo de modal ferroviário | aRede
PUBLICIDADE

Governo inicia processo para estudo de modal ferroviário

Para a contratação de empresas para realizar estudos de viabilidade entre Maracaju (MS) e Paranaguá

As empresas interessadas terão até as 18 horas do dia 14 de outubro para encaminhar as manifestações de interesse
As empresas interessadas terão até as 18 horas do dia 14 de outubro para encaminhar as manifestações de interesse -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para a contratação de empresas para realizar estudos  de viabilidade entre Maracaju (MS) e Paranaguá

Foi publicado no Diário Oficial da União, na edição de quinta-feira (26), o aviso de manifestação de interesse de empresas nacionais e internacionais para contratação dos serviços de elaboração dos estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) dos projetos da Nova Ferrovia – Paranaguá (PR) a Maracaju (MS) – e do Ramal Ferroviário Cascavel a Foz do Iguaçu.

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, deu o primeiro passo para elaboração de um estudo ferroviário que contemplará 1.280 quilômetros. Foi publicado no Diário Oficial da União, na edição de quinta-feira (26), o aviso de manifestação de interesse de empresas nacionais e internacionais para contratação dos serviços de elaboração dos estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) dos projetos: Nova Ferrovia - Paranaguá (PR) a Maracaju (MS) e do Ramal Ferroviário Cascavel a Foz do Iguaçu.

“É o primeiro e grande passo do Governo do Paraná para fazer o estudo da nova ferrovia, o que se consolida como o maior estudo ferroviário do Brasil”, explica o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “É preciso facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá”, completa. O Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), firmou contrato de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná. Parte de recurso, R$ 6 milhões, será usada para contratação do EVTEA-J. Caberá ao DER gerir este recurso.

“O Governo está fazendo a contratação de um estudo completo para mostrar qual seria a melhor solução para o modal ferroviário para o trecho da Ferroeste, da região Oeste (setor produtivo), até a Leste (Paranaguá), notadamente ao Porto para escoamento”, diz o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves. Ele acredita que em um prazo máximo de dois anos o Governo do Paraná terá em mãos o estudo da solução do modal ferroviário.

Recursos virão do BID

Gonçalves diz que em 2017 foi lançada uma PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) – um edital público de chamamento de empresas interessadas na elaboração dos estudos para a exploração de serviços ferroviários. Porém, a PMI foi encerrada neste ano sem que nenhuma empresa apresentasse o resultado final do estudo. Diante disso, foi criado o Grupo Ferrovia, com diferentes órgãos do Governo, para discutir o novo projeto, que resultou na decisão de fazer uso dos recursos do BID para viabilizar a contratação do EVTEA-J.

Informações da AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE