Litoral do Paraná tem diversidade de atrações | aRede
PUBLICIDADE

Litoral do Paraná tem diversidade de atrações

A região recebe a primeira etapa dos Jogos de Natureza e Aventura, que seguem até domingo (18). A ideia é unir competições esportivas, música e festivais para atrair turistas durante o ano inteiro, assim como às demais regiões que vão receber as disputas.

A região recebe a primeira etapa dos Jogos de Natureza e Aventura, que seguem até domingo (18)
A região recebe a primeira etapa dos Jogos de Natureza e Aventura, que seguem até domingo (18) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região recebe a primeira etapa dos Jogos de Natureza e Aventura, que seguem até domingo (18). A ideia é unir competições esportivas, música e festivais para atrair turistas durante o ano inteiro, assim como às demais regiões que vão receber as disputas.

O Litoral do Paraná começou a ganhar nova dinâmica de atrações com a abertura dos Jogos de Aventura e Natureza, no sábado (10), em Matinhos. A competição faz parte de um programa do Governo do Estado que tem como objetivo atrair visitantes durante o ano inteiro, fazendo do turismo a principal ferramenta de desenvolvimento dos sete municípios do Litoraa – e demais regiões que vão receber as disputas.

A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas nesta primeira fase no Litoral, 2,5 mil delas atletas. Em cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. Na abertura oficial, no sábado (10), o público se divertiu com a Banda Que Voa, a Milk N’ Blues e Denorex 80, entre outras atrações.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o Estado busca um calendário cheio para a região, com o estímulo a festivais, como o de inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina, e o de Jazz, além de encontro de grupos organizados, como o de motoqueiros. A ideia, reforça o governador, é levar turistas para o Litoral fora também da época de veraneio – iniciativa que começou justamente com a competição esportiva. “Queremos programar uma agenda cheia para o ano, que possa movimentar o comércio das cidades, a economia regional”, afirmou o governador.

Os Jogos de Aventura e Natureza terão momentos distintos no Litoral. Após a largada, neste fim de semana (10 e 11), com disputas de ciclismo, bodyboard, beach soccer e paraquedismo, a competição para até quinta-feira (15), dando espaço para as clínicas dedicadas à comunidade – quando a população pode praticar e aprender mais sobre modalidades como beach tênis, stand up paddle, rugby e slackline, entre outros.

O campeonato volta na sexta-feira (16) com jogos do vôlei de praia, canoagem de velocidade e cross country. O próximo fim de semana (17 e 18) terá ainda as estreias nos Jogos do beach handebol, surf, skate, iatismo e futevôlei. “Já percebemos que os Jogos começaram a mudar a cara do Litoral. A tendência é que com o decorrer da competição mais pessoas passem pela região”, destacou João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo.

Para o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, o Paraná inteiro será beneficiado com esse projeto, a medida em que ele alavancará o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “Especialmente o Litoral e as demais regiões que recebem as competições, a grande vantagem será o movimento fora da temporada. Estamos engajados e muito otimistas”, afirmou Hauer

PRÓXIMAS ETAPAS – Após essa primeira etapa no Litoral, o campeonato se muda para a Região dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no Oeste. De 7 a 15 de setembro, será realizado entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, ocorrerá de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois, os Jogos voltam para mais uma fase no Litoral, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

“É uma emoção ver concretizado um projeto como esse, que integra o plano de governo da atual gestão”, disse o presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski. Ele ressaltou que a ideia é movimentar os municípios, especialmente na baixa temporada, e adiantou que a próxima edição do Verão Paraná, umas das principais ações também deverá seguir nesta linha, de fomento ao turismo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE