Paraná é o terceiro estado que mais gerou vagas no país | aRede
PUBLICIDADE

Paraná é o terceiro estado que mais gerou vagas no país

Entre os sete maiores municípios dos Campos Gerais, saldo foi positivo em cinco, totalizando 563 novas vagas de trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná é o terceiro estado que mais gerou vagas no país
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Paraná obteve destaque nacional na geração de empregos em agosto, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho. O Estado apresentou um saldo positivo de 10.339 postos de trabalho. Este desempenho coloca o Paraná como o terceiro estado que mais gerou emprego no Brasil no mês, e mostra um aumento de 389% na criação de postos de trabalho em relação ao mês anterior, que foi de 2.485 novas vagas. Os estados vizinhos Santa Catarina e Rio Grande do Sul ficaram atrás, na 12ª e 27ª posição, respectivamente.

Ainda relativo ao desempenho do mês de agosto, a capital paranaense foi a cidade do estado que mais empregou, com a abertura de 2.811 vagas, seguido de São José dos Pinhais (na Região Metropolitana) com 598 vagas. Vale ressaltar que entre os 100 municípios que apresentaram os maiores saldos de empregos formais do país, oito são do Paraná – Ponta Grossa foi sexta cidade que mais gerou novas vagas no Paraná entre as 60 maiores, com 370 postos de trabalho criados. Na região dos Campos Gerais, os sete maiores municípios, que possuem mais de 30 mil habitantes, geraram 563 novas vagas. Cinco tiveram saldo positivo (Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Irati e Palmeira); enquanto que Prudentópolis (-22) e Castro (-30) perderam vagas.

“O grande destaque vai para a capital do estado, que com saldo de 2.811 postos foi o 3º município do ranking nacional em geração de empregos formais”, diz a economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, Suelen Glinski.

Dos oito setores analisados pelo Caged em agosto, seis tiveram saldos positivos. Entre eles o que mais contratou foi o setor de serviços (7.249), seguido do comércio (1.819) e indústria (1.005). Foram destaques também os subsetores da indústria de produtos alimentícios (695), madeira de mobiliário (340) e indústria química (229).

“Esses dados positivos demonstram os fortes investimentos e a credibilidade que o Paraná possui, principalmente nas áreas de Comércio, Indústria e Serviços. Isso é reflexo do ambiente criado pelo Governo do Estado, com o compromisso e as contas em dia”, afirma Paulo Rossi, secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade.

 
Acumulado do ano

No acumulado do ano (de janeiro a agosto) o saldo do Paraná foi de 45.102 novos postos de trabalho. Esse resultado coloca o estado em terceiro lugar no ranking nacional, atrás somente de São Paulo e Minas Gerais, além de mostrar uma recuperação na geração de empregos em relação a julho – quando o Paraná ocupava a 6ª posição. Em comparação com os Estados do Sul do país, o Paraná segue em destaque, já que Santa Catarina ocupa a 5ª posição e Rio Grande do Sul a 8ª.

Com informações da AEN.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE