Região ganhará quatro novas hidelétricas
Jaguariaíva, Imbaú e Carambeí receberão os projetos. São três Centrais Geradoras e uma Pequena Central Hidrelétrica

A região dos Campos Gerais receberá mais quatro hidrelétricas de pequeno porte: uma Pequena Central Hidrelétrica e três Centrais Geradoras Hidrelétricas. Somadas as potências, serão 14,2 Mw instalados. A confirmação veio após a aprovação, em primeiro turno, do Projeto de Lei nº 269/2018, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que autoriza a construção dos empreendimentos em todo o Estado. No total, são 14 hidrelétricas que fazem parte desse ‘pacote’ de projetos aprovados, que podem gerar, juntas, 67,3 Mw, com a estimativa de movimentar 41 vagas de emprego diretas e indiretas por Mw instalado. Entre os municípios da região que irão receber esses projetos particulares estão Jaguariaíva, Imbaú e Carambeí.
O maior dos projetos é o da PCH Macacos, projetada para ser construída no município de Jaguariaíva, no rio que leva o nome da cidade. Com duas turbinas instaladas, a capacidade de geração é de 9,9 Mw, que a torna a segunda mais potente entre as 14 previstas para o Paraná. Com essa potência, a estimativa é de que o volume de energia médio será de 47,4 mil GWh por ano. Construída pela ‘Pesqueiro Engenharia’, a barragem terá 202 metros de comprimento e altura de 18,5 metros. O perímetro total alagado terá 5,95 quilômetros, e a estimativa é de que todo o projeto leve 21 meses para ficar pronto, ou seja, dois anos e três meses para entrar em operação e começar a gerar energia.
Outras duas serão instaladas no município de Imbaú. São as Centrais Imbaú I e Imbaú II, cada uma com uma potência instalada diferente. Enquanto que a I tem capacidade de 1 Mw, a segunda tem 2,5 Mw. Ambas são construídas pela empresa Dayane Sovinski Rodrigues ME, A primeira terá uma barragem de 83 metros de comprimento por seis de altura, mas a segunda não precisará de barramento. Ambas serão implementadas no Rio Imbaú.
Já o projeto de menor potência é o da CGH São João, no município de Carambeí. Construída no rio São João pela empresa “Central Geradora São João SPE”. Diferente das outras, ela ainda não possui uma licença prévia, mas uma licença de operação de regularização. Com uma barragem de 40 metros de comprimento por 1,5 m de altura, a potência instalada será de 0,8 Mw.
Aprovação ocorreu na ALEP
A aprovação na ALEP ocorreu na segunda-feira (4), em primeiro turno, na seção ordinária. A matéria recebeu 38 votos favoráveis e 11 contrários. Em sessão extraordinária realizada logo após a primeira sessão, o projeto, que seria apreciado em segundo turno, recebeu emenda de plenário e, com isso, retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para novo parecer. O Poder Executivo ressaltou que os empreendimentos previstos estão sujeitos ao cumprimento das normas ambientais.





















