Ar polar traz geada para a próxima semana
A expectativa é que o ar polar chegue até ao Pará, mesmo de forma suave

A expectativa é que o ar polar chegue até ao Pará, mesmo de forma suave
De acordo com o Instituto Climatempo, é possível que a temperatura fique abaixo de zero na Região Sul do Brasil e pela primeira vez este ano, será preciso considerar a possibilidade de geada forte no Sul do país.
A frente fria que vai atuar entre os dias 18 e 21, traz uma massa de ar polar forte e que vai avançar novamente pelo norte da Argentina, Paraguai e Bolívia, assim como fez a massa de ar polar de 12 e 13 de maio. Porém, o ar polar depois do dia 20 será muito mais intenso.
O chance de gear na Grande Curitiba, no sul de São Paulo, em áreas do Sul de Minas e até do sul de Mato Grosso do Sul não pode ser completamente descartada depois do dia 20.
A expectativa é de que o ar polar se espalhe pelo interior do Brasil e chegue novamente a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas. Mas desta vez, mesmo que de forma suave, o vento frio de origem polar poderá ser sentido até na divisa entre Mato Grosso, o Pará e o Tocantins, além do Espírito Santo e na divisa de Minas Gerais com a Bahia.
Pelo menos no período de 19 a 25 de maio de 2018, vários ciclones extratropicais devem ser observados na costa da Região Sul e de parte da Região Sudeste. A presença dos ciclones no litoral do Sul e do Sudeste vão deixar o mar agitado e ajudar a “represar” o ar polar sobre o interior do continente.
Informações Climatempo





















