André Vargas é condenado a 4 anos e meio de prisão
Ex-deputado federal pelo PT foi condenado pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira (6)

Ex-deputado federal pelo PT foi condenado pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira (6)
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-deputado federal André Vargas (ex-PT) a quatro anos e meio de reclusão, inicialmente em regime fechado, pelo crime de lavagem de dinheiro. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (6) no sistema eletrônico da Justiça Federal.
Essa é a segunda condenação de Vargas na Lava Jato. O ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados foi alvo da 11ª fase da operação, em abril de 2015, e está preso no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Como fez na primeira condenação de Vargas na Lava Jato, em setembro de 2015, o juiz Sérgio Moro voltou a citar o gesto de André Vargas na Câmara Federal em 2014, quando Vargas ergueu o punho ao lado do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, em uma referência ao julgamento do processo do Mensalão.
“O condenado recebeu propina não só no exercício do mandato de Deputado Federal, mas tambem da função de VicePresidente da Câmara dos Deputados, esta entre os anos de 2011 a 2014, período que abarca os fatos objeto desta ação penal (maio a novembro de 2011). A responsabilidade de um VicePresidente da Câmara é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. A vetorial personalidade também lhe é desfavorável. Rememoro aqui o gesto de afronta do condenado ao erguer o punho cerrado ao lado do então Presidente do Supremo Tribunal Federal, o eminente Ministro Joaquim Barbosa, na abertura do ano legislativo de 2014, em 04/02/2014, e que foi registrado em diversas fotos”, lembrou o juiz.
As informações são do Paraná Portal.





















