Lula é novamente denunciado na Lava Jato
Pela quinta vez, ex-presidente é acusado este ano pelo Ministério Público Federal

Pela quinta vez, ex-presidente é acusado este ano pelo Ministério Público Federal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado nesta quinta-feira (15) pela força-tarefa da Operação Lava Jato por ligações com a empreiteira Odebrecht. Lula é acusado de praticar os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por meio de contratos firmados entre a Petrobras e a empreiteira. Esta é a quinta vez que o petista é denunciado em 2016 — a terceira na Lava Jato, além de uma na operação Zelotes e outra na Janus.
Lula é apontado pelos investigadores como o responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos na administração pública federal.
O esquema, segundo o MPF, funcionava nas mais importantes diretorias da Petrobras, o que só ocorreu por meio da nomeação de Paulo Roberto Costa e Renato Duque para as diretorias de Abastecimento e Serviços da estatal.
O esquema permitia que os diretores gerassem recursos que eram repassados para enriquecimento ilícito do ex-presidente, de agentes políticos e das próprias agremiações que participavam do loteamento dos cargos públicos, bem como para campanhas eleitorais movidas por dinheiro criminoso.
Além de Lula, também foram denunciados o empresário Marcelo Odebrecht (corrupção ativa e lavagem de dinheiro); Antonio Palocci e Branislav Kontic (corrupção passiva e lavagem de dinheiro); e Paulo Melo, Demerval Gusmão, Glaucos da Costamarques, Roberto Teixeira e Marisa Letícia Lula da Silva (lavagem de dinheiro).
Propina
Conforme a denúncia, a propina equivalia a percentuais de 2% a 3% dos oito contratos celebrados entre a Petrobras e a Odebrecht, totalizando R$ 75,4 milhões.
Os procuradores disseram que esse valor foi repassado a partidos e políticos que sustentam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente o PT, PP e PMDB, além dos funcionários da Petrobras envolvidos no esquema e os responsáveis pela distribuição das vantagens ilícitas, em operações de lavagem de dinheiro que tinham como objetivo dissimular a origem criminosa do dinheiro.





















