Ligações sem nono dígito não serão efetivadas
A partir de quarta-feira não serão mais permitidos ligações sem o nono dígito na região Sul.

-
A partir de quarta-feira não serão mais permitidos ligações sem o nono dígito na região Sul.
Desde o último dia 6, os números dos celulares da região sul do país, incluindo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ganharam o nono dígito. Com essa inclusão, o novo dígito passou a valer para todo o Brasil. Portanto, para ligar para qualquer celular é necessário digitar 9 na frente dos oito números antigos (9xxxx-xxxx).
Até amanhã, as ligações sem o novo dígito ainda serão completadas. A partir de quarta-feira, isso não será permitido. Do dia 16 de novembro até o dia 13 de fevereiro de 2017, quem fizer a ligação com 8 dígitos vai ouvir uma mensagem sobre a mudança. Depois de 13 de fevereiro, apenas as ligações com 9 dígitos serão completadas.
A medida começou a ser implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2012 e tem como objetivo aumentar a disponibilidade de linhas de telefonia celular.
Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviços de telecomunicações, essa medida demandará dos usuários a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos PABX e agendas de contatos.





















