Enem começa daqui a pouco para 400 mil paranaenses | aRede
PUBLICIDADE

Enem começa daqui a pouco para 400 mil paranaenses

43 mil candidatos foram afetados por ocupações e terão provas realizadas em 3 e 4 de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Enem começa daqui a pouco para 400 mil paranaenses
-

43 mil candidatos foram afetados por ocupações e terão provas realizadas em 3 e 4 de dezembro.

Cerca de 400 mil estudantes que residem no Paraná devem realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir deste sábado (5), em meio a um clima de polarização política, com ocupações de escolas e conflitos motivados pela reforma do ensino médio. A prova, que seguirá também no domingo (6), avaliará os candidatos que buscam vagas no ensino superior público, bem como bolsas do ProUni e também financiamento estudantil pelo Fies.

Neste sábado, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Cada uma terá 45 questões. No domingo, os candidatos realizam as provas de Linguagens e códigos, e matemática, ambas com 45 questões, e também preparam uma redação, com tema proposto pela organização da prova.

No Paraná, a prova será dividida em duas fases em razão das ocupações de locais de prova. Ao todo, 43.618 candidatos afetados pelas ocupações, de acordo com balanço divulgado pelo Inep na sexta-feira (4), devem realizar o exame apenas nos dias 3 e 4 de dezembro.

O Estado é o que tem o segundo maior número de estudantes atingidos com o adiamento da prova. Dos 682 locais de prova no Paraná, 77 foram alvo de ocupações por estudantes que são contrários à medida provisória que institui mudanças no ensino médio. Apenas em Minas Gerais, o número foi maior, pois lá a mudança atingiu 90 locais de provas.

O Enem tem como objetivo não apenas garantir vagas para estudantes no ensino superior, seja público ou privado. A prova também serve para quem quer tirar o certificado de conclusão do ensino médio. O documento é necessário para que se possa ingressar no ensino superior.

Neste ano, os portões dos locais de prova fecham às 13 horas, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30. Embora os portões sejam fechados antes do início da prova, os candidatos não podem deixar a sala até que as provas comecem. Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Também é preciso ter em mãos um documento oficial com foto e o cartão de confirmação da inscrição na prova, conforme previsto em edital.

Durante a prova, é proibido também o uso de óculos escuros e itens como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Os gabaritos das provas devem ser divulgados no dia 9 de novembro. Já o resultado individual de cada candidato ficará disponível posteriormente, em data a ser comunicada pelo Inep.

Informações do Bem Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE