Ouro de verdade? Descubra como identificar o metal | aRede
PUBLICIDADE

Ouro de verdade? Descubra como identificar o metal

Imagem ilustrativa da imagem Ouro de verdade? Descubra como identificar o metal
-
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Comprar uma joia de ouro pode ser um grande investimento, mas só é válido quando as peças são conservadas corretamente. Por isso, para manter a beleza e as características originais da joia por várias décadas, a primeira recomendação é não tratá-las como simples bijuterias.

Todos os metais preciosos feitos a ouro precisam receber cuidados especiais, que inclui o local onde será armazenado, quando não estiver sendo utilizado. Parece simples, mas muita gente desconhece algumas atitudes que devem ser adotadas para evitar o desgaste da peça.

Por exemplo, destaca-se a necessidade de limpar as joias após entrar com elas no mar ou na piscina. O correto é lavá-las com água doce e, preferencialmente, utilizando escova com cerdas macias para tirar qualquer resíduo que pode prejudicar o metal, como o sal e o cloro.

Se a peça é decorada com pérolas, evite entrar no mar com elas, pois o sal pode causar danos irreversíveis à textura da gema. Além disso, as pérolas são vulneráveis à poeira, restos de maquiagem e perfumes. Após estas atividades, se possível, limpe-as com uma flanela macia e guarde-as no local correto, de preferência, na caixa de origem, que foram adquiridas.

Para manter a “saúde” das joias, tente evitar usá-las durante a prática de exercícios físicos, pois o suor também causa um desgaste natural da peça. A mesma dica vale para as atividades domésticas, porque alguns produtos químicos aceleram o processo de oxidação do ouro. O que também pode fazer com que a joia perca o brilho é coloca-las logo após utilizar no corpo creme hidratante ou perfume. Na hora de guardar, tente manter as joias separadas em um saquinho de veludo.

Como saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa

Investir em uma joia de ouro só funciona se a peça for verdadeira e de procedência comprovada. E, como o ouro é um bem valioso, muitas vezes é falsificado ou misturado a outros componentes mais baratos. Vários fornecedores conseguem imitar a joia e enganam o comprador.

Existem também algumas maneiras para tentar descobrir a veracidade da joia em casa, mas, mesmo com algum conhecimento em reconhecer peças de ouro, a melhor maneira é perguntando para um profissional em uma joalheira, para ter a certeza da garantia do produto.

Verdadeiro ou falso? Saiba como descobrir:

– O ouro não reage ao imã. Aproxime sua joia ao objeto e verifique se vão se aproximar. O ouro verdadeiro não é atraído por um imã, portanto, se houver alterações de movimento na peça, é provável que seja ouro falso. O teste é fácil, mas não garantido ou infalível.

– Outro teste prático é arranhar ou esfregar o ouro em um local áspero ou com a unha a fim de tentar fazer uma marca. Se for ouro verdadeiro, não vai acontecer nada, mas se for ouro falso, a peça será danificada ou ganhará alguma marca.

– E o último teste simples consiste em apontar a joia de ouro para o sol e ele terá de brilhar igualmente tanto ao sol como a sombra. Se for falso, terá desníveis de intensidade e cores diferentes.

ATENÇÃO

O ouro falso possui menos de 10 quilates. Os testes caseiros podem ajudar, mas o ideal é levar sua joia a um joalheiro para descobrir precisamente a veracidade do material.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right