Criados-mudos quebram padrões em ambientes
Publicado: 13/03/2016, 04:26
Eles deixam tudo ao alcance das mãos: celular, livros, acessórios e uma infinidade de objetos que são guardados ao lado da cama. Os sempre funcionais criados-mudos estão no local onde mais se necessita de conforto e comodidade. Agora, além do tradicional papel, essas peças ganham ainda mais destaque como item decorativo, devido a uma aposta inusitada: utilizar criados diferentes entre si.
“Investir em criados iguais ao lado da cama foi um hábito comum por muitos anos. Hoje em dia esse costume é deixado de lado e eles podem ser de formatos, cores, tamanhos e estilos diferentes”, avalia a designer de interiores Iara Santos. Até peças inusitadas como tocos de madeira, cadeiras, banquetas e baús podem ser especificadas para se tornarem criados ou mesa de apoio.
Apesar de hoje em dia os profissionais terem mais liberdade ao usar os criados, esse móvel precisa dialogar com ao menos uma peça do décor. “Os criados devem estar em sintonia com algum elemento da decoração. Eles precisam, por exemplo, ter a mesma cor do papel de parede ou ser do mesmo material do painel da cama”, alerta Iara.
Maria Cristina Bahia, decoradora e proprietária da loja Villa Maria — especializada em dormitórios — indica algumas composições que podem ser elaboradas com essas peças: “Gosto muito da mistura de estilos. De um lado o criado em linha reta, contemporâneo, do outro lado um em linha clássica. Outra opção é usar criados do mesmo estilo, mas com medidas e modelos diferentes. Há também a alternativa de utilizar uma mesa em substituição a um dos criados”.
De posse dessas dicas, basta usar a criatividade para dar um ar moderno ao décor do quarto. Sem esquecer, é claro, da funcionalidade que é o primordial em um criado-mudo.
‘Baú’ é opção para ser utilizado como criado-mudo
A introdução de baús como elemento decorativo vem dando um toque de personalidade e estilo aos ambientes. Práticos, dinâmicos e interessantes, os baús podem ser utilizados não só como adorno no espaço, mas também com sua função original: guardar e apoiar outros objetos. Podendo ser utilizado como criado, mesa lateral ou de centro, seja no quarto ou na sala, o baú oferece várias possibilidades e acaba virando um coringa na decoração.
Segundo a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura & Interiores, fundamental é saber direcionar bem as peças para criar um lindo ambiente. “O mais importante é o direcionamento correto das peças e seu posicionamento no layout, evitando peças desproporcionais e que atrapalhem a circulação”, explica.
O baú pode valorizar qualquer cantinho da casa e pode ser um destaque, como uma peça garimpada. É um elemento charmoso e, seja ele antigo ou moderno, dá um toque de personalidade e estilo. Não há regras para utilizá-lo, porém com ajuda profissional ele vai poder compor o ambiente conforme as medidas do espaço e com os acabamentos ideais que se harmonizam com o local escolhido.
Via Jornal da Manhã.