Sanepar inicia vistorias técnicas em Irati para orientar sobre ligação de esgoto | aRede
PUBLICIDADE

Sanepar inicia vistorias técnicas em Irati para orientar sobre ligação de esgoto

Trabalho deve abranger 2 mil imóveis e busca garantir a preservação dos recursos naturais e a eficiência do sistema de saneamento na cidade

Os agentes fazem testes simples para verificar o destino das águas de pias, ralos e banheiros
Os agentes fazem testes simples para verificar o destino das águas de pias, ralos e banheiros -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sanepar dá início, nesta semana, a um cronograma especial de vistorias técnicas nas ligações de esgoto do município de Irati. A meta é visitar 2 mil imóveis até o fim de março, levando orientação e auxílio técnico para garantir que a rede de saneamento da cidade funcione em perfeita harmonia com o meio ambiente e em acordo com o que determina o Código Sanitário Estadual.

O trabalho, chamado de Vistoria Técnico-Operacional (VTO), é uma oportunidade para os moradores conferirem se as instalações internas de suas residências estão corretas. O foco principal é garantir que a ligação de esgoto esteja recebendo somente as águas servidas de pias, banheiros e lavanderias. Além disso, certificar que a água da chuva não se misture ao esgoto doméstico e que a caixa-de-gordura esteja presente e funcional, evitando problemas crônicos para o próprio morador e sua vizinhança.

Quando a ligação de esgoto é feita corretamente e a caixa de gordura recebe a manutenção adequada, os benefícios são imediatos. Evita-se o mau cheiro, o entupimento de tubulações, refluxos para dentro dos imóveis e o transbordamento de esgoto nas ruas, que eventualmente pode ocorrer em dias de chuvas fortes quando as redes ficam sobrecarregadas por ligações irregulares.

Além disso, o esgoto interligado corretamente protege o solo e os recursos hídricos, como nascentes, arroios e rios, o que evita a incidência de doenças de veiculação hídrica, como a diarreia.

Para a superintendente da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, a eficiência do sistema de saneamento está ligada ao esforço conjunto também da comunidade, de cada morador. Ter a ligação de esgoto regularizada é valorizar o imóvel e respeitar o meio ambiente. "Este é um trabalho de parceria. Quando o esgoto é coletado e tratado da forma correta, estamos garantindo rios mais vivos e um futuro mais saudável para nossas famílias. Queremos que cada morador tenha o orgulho de saber que sua casa contribui para o bem-estar de toda a cidade", afirma.

COMO FUNCIONA A VISITA

Os agentes a serviço da Sanepar, sempre uniformizados e identificados, fazem testes simples para verificar o destino das águas de pias, ralos e banheiros. Com o uso de corantes à base de água e que não mancham a louça sanitária, é verificado o fluxo do esgoto. O acesso ao imóvel para a vistoria é feito mediante autorização e acompanhamento do morador ou proprietário. Se preferir, o cliente poderá ele próprio fazer o lançamento do corante nos pontos orientados pelos agentes.

Caso seja necessário algum ajuste, o morador recebe as instruções sobre o que deve ser adequado e um prazo de 90 dias para regularizar. O objetivo é garantir que todos tenham acesso a um sistema de saneamento eficiente e seguro. Mais informações sobre como deve ser a ligação de esgoto podem ser conferidas no Guia do Cliente Sanepar, disponível no site da Companhia.

RESUMO

Meta e objetivo: A Sanepar vistoriará 2 mil imóveis até março para verificar se as ligações internas de esgoto estão de acordo com o Código Sanitário Estadual, garantindo a eficiência do sistema.

Foco da inspeção: Os técnicos verificam se a água da chuva está separada da rede de esgoto e se a caixa de gordura está instalada corretamente, evitando mau cheiro, entupimentos e refluxos para dentro das casas.

Procedimento e regularização: As visitas utilizam corantes não poluentes para rastrear o fluxo da água; caso sejam encontradas irregularidades, o proprietário recebe orientações técnicas e um prazo de 90 dias para fazer os ajustes necessários.

Com informações: AEN.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right