Irati reduz em 25% filas para consultas e exames especializados
Conforme divulgado pela Administração Municipal, no início do mês de outubro, cerca de 10.960 pessoas aguardavam atendimento
Publicado: 07/11/2025, 17:35

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes (PSD), ressaltou os investimentos em saúde conquistados pela Administração Municipal em 2025. Como resultado, no último mês, 25% do total da fila de pacientes que aguardavam por consultas ou exames foi reduzida.
"Pessoal, notícia boa para saúde. Neste primeiro mês de trabalho intenso para reduzir as filas da Casa Verde, alcançamos nossa primeira meta: já reduzimos 25% do total de pacientes que aguardavam consultas ou exames nas especialidades", celebra o prefeito.
Conforme divulgado pela Administração Municipal, no início do mês de outubro, cerca de 10.960 pessoas aguardavam atendimento. "Com planejamento estratégico, organização da fila e dedicação de toda a equipe de saúde, nossa meta é reduzir quase a zero essa espera nos próximos quatro meses", afirma o chefe do Executivo Municipal.
Na sequência, Emiliano destaca investimentos na saúde, que auxiliaram na redução das filas. "Algumas especialidades, como cardiovascular e nefrologia, já estão praticamente zeradas. A ação garante que essa fila crônica, que durava anos, não volte a se repetir. Além desse avanço histórico, a Gestão realizou investimentos importantes em 2025, como a farmácia 24h, a ampliação da pediatria e a readequação da farmácia municipal", comenta.
FROTA - Em sua fala, Emiliano também destacou os novos veículos conquistados para fortalecer a frota municipal da saúde. Ao todo, serão adquiridos sete novos veículos básicos, um micro-ônibus, três vans e uma ambulância. "Recebemos os recursos para renovar parte da nossa frota da saúde. Agora, o próximo passo é licitar", conta.
OBRAS - Neste ano, o município também garantiu o aporte de R$ 7 milhões para construção do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e outros R$ 2,4 milhões para um pacote de novos equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia de Irati. Os recursos foram viabilizados através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Governo do Estado.
O novo PAM terá 812,89 m² de área construída. A unidade ofertará atendimento 24 horas de baixa e média complexidade, com consultórios, salas de triagem, exames, suturas, emergência e apoio diagnóstico. A estrutura reforça a rede de urgência e emergência e proporcionará mais agilidade e eficiência no cuidado com a população.
"Sabemos que a saúde é o nosso maior desafio, mas estamos trabalhando com força total para melhorar cada vez mais o atendimento público em Irati. Seguimos avançando na saúde", finaliza Emiliano.
EDUCAÇÃO - A saúde também foi reforçada nas escolas municipais de Irati. O município iniciou o projeto Socorrista Mirim, uma ação inédita que une aprendizado, cidadania e solidariedade dentro das salas de aula. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e começou neste ano em formato piloto: Ensinar primeiros socorros para crianças do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal. A proposta já está prevista no Plano Municipal de Saúde 2026–2029, e a meta é ambiciosa: alcançar 100% das turmas do município nos próximos anos.
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, destaca que o município está construindo um novo olhar sobre o cuidado e a educação. “Irati mais uma vez se destaca por olhar para o futuro com responsabilidade. Quando ensinamos nossas crianças a salvar vidas, estamos investindo no que temos de mais valioso: o ser humano.”





















